World Athletics convida estafeta portuguesa de 4×100 metros

estafeta

A Federação Portuguesa de Atletismo confirma o convite recebido da World Athletics para que a sua estafeta de 4×100 metros possa competir no “World Athletics Relays” (Estafetas Mundiais), que será realizado nos dias 1 e 2 de maio, na Silésia (Polónia), no estádio que receberá a Super Liga do Campeonato da Europa de Equipas no final do mesmo mês.

Texto: Federação Portuguesa de Atletismo
Foto: de Erik van Leeuwen / FPA (Diogo Antunes entrega testemunho a Carlos Nascimento (Primeira Liga, Sandnes, Noruega))

Federação Portuguesa de Atletismo confirma o convite recebido da World Athletics

Com uma marca de qualificação em 38,80 segundos, a World Athletics pretendia ter 20 seleções apuradas tendo mais quatro seleções em linha para ocuparem as 24 vagas previstas para a competição.

Atualmente, Portugal ocupa o 24º lugar nos “World Rankings” no apuramento para os Jogos Olímpicos (só participam 16 seleções) e recebeu então o convite para participação nas Estafetas Mundiais.

No período de qualificação, Portugal obteve a marca de 39m05 segundos, em Berna (Suíça), num quarteto que integrava Frederico Curvelo, Diogo Antunes, Carlos Nascimento e Rafael Jorge.

Recorde-se que, prevendo essa possibilidade, a FPA tem marcado um estágio de velocidade para começar no dia 17 de abril, e estão convocados os atletas Carlos Nascimento, Frederico Curvelo, Diogo Antunes (três do quarteto de Berna), José Pedro Lopes e Delvis Santos.

World Athletics

Após serem realizadas as inscrições finais, Portugal não tem cota para participar nos 4×100 metros femininos.

Não havendo marcas de qualificação para as restantes estafetas, o departamento técnico da FPA poderá apresentar em competição as equipas para as estafetas de 4×400 metros, em masculinos, femininos e mista.

Como nota final, registe-se uma presença anterior de um quarteto português na estafeta de 4×100 metros, em 2015.

Na prova realizada nas Bahamas, a formação portuguesa, com Diogo Antunes, Francis Obikwelu, David Lima e Yazaldes Nascimento, obteve a marca de 39,42 segundos, sendo 16ª classificada.

Parceiros

Deixe uma resposta