Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

WTOC´19 será o mais importante evento Internacional

Realiza-se em Idanha-a-Nova de 23 a 29 de junho, o WTOC´19 – Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão.

WTOC’19

– Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão.

O que é a Orientação de Precisão ?

WTOC´19 – Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão

A organização estará a cargo da Federação Portuguesa de Orientação e Município de Idanha-a-Nova, numa mostra de confiança por parte da Federação Internacional que mais uma vez atribuiu um evento de topo a Portugal.

WTOC

O WTOC´19 será o mais importante evento Internacional que a Federação Portuguesa de Orientação organiza em 2019 e o mais importante a nível mundial nesta disciplina.

24 Países já estão inscritos na competição

Portugal estará representado por 7 elementos, sendo 3 em Classe Paralimpica e 4 em Classe Aberta.

Classe Aberta
João Pedro Valente (CPOC)
Cláudio Tereso (ATV)
Edgar Domingues (COC)
Inês Domingues (COC)

Ricardo Pinto

Classe Paralímpica
Ricardo Pinto (SCMP-DA)
Júlio Guerra (SCMP-DA)
José Leal (SCMP-DA)

A seleção nacional participará nos vários eventos com a seguinte formação:

• PreO e estafeta, classe aberta: João Pedro Valente, Edgar Domingues e Inês Domingues
• PreO e estafeta, classe paralímpica: Ricardo Pinto, Júlio Guerra e José Leal
• TempO: João Pedro Valente, Cláudio Tereso, Edgar Domingues e Inês Domingues

João Valente

Visualize o programa do evento.

João Pedro Valente e Inês Domingues ocupam atualmente as 28ª e 29ª posições do Ranking Mundial.

A Inês Domingues, conseguiu a 6ª posição na prova de TempO no ultimo campeonato do Mundo e a 7ª posição no campeonato da Europa e poderá ter uma palavra a dizer na luta pelas medalhas em Idanha-a-Nova, tendo em conta que em março, em Castelo de Vide, venceu o nº 3 do ranking Mundial, o eslovaco Jan Furucz que é o actual Campeão do Mundo de PreO e vice-campeão do Mundo de TempO.

Inês Domingues

Idanha-a-Nova tem todas as infraestruturas necessárias

Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha a Nova, declarou “O Concelho de Idanha-a-Nova tem o prazer de colaborar na organização do Campeonato Mundial de Orientação de Precisão 2019 (WTOC’19).

O prêmio mundial concedido ao Curso de Orientação da Monsanto em 2013 aumentou o dever da autarquia de fazer cada vez mais e melhor pela orientação. Idanha-a-Nova tem todas as infraestruturas necessárias para cumprir os padrões exigidos pelas principais e prestigiadas competições como a WTOC’19. Contamos uma vez mais no inestimável apoio e empenho da Federação Portuguesa de Orientação e da ADFA, cujas notáveis ​​capacidades organizativas merecem maior elogio.

Sitio oficial do evento.

Página do evento.

PIOM in TrailO – ECTO em Penamacor

O Clube de Orientação do Centro, organiza no fim-de-semana anterior ao WTOC o evento (ECTO) European Cup in TrialO 2019 (Pre-O e Temp-O) em Penamacor (a 35km de Idanha-a-Nova e 20km de Monsanto), nos dias 22 e 23 de junho que será um teste muito importante para os participantes no Mundial.

O evento já conta com participantes de 24 Países.

O ECTO será também pontuável para a Taça de Portugal de Orientação de Precisão.

Um notável cartão de visita do concelho

Tendo em conta a dimensão e a qualidade dos eventos em causa e o número de participantes inscritos, que ascendeu a sete centenas no PIOM 2018 (Penamacor International Orienteering Meeting), não hesitamos em reforçar e consolidar esta parceria.” declarou António Luís Beites Soares, presidente da Câmara Municipal de Penamacor.

Acrescentando “Pela primeira vez, Penamacor recebe uma prova da Taça da Europa de orientação de precisão, uma modalidade inclusiva, transversal a qualquer tipo de condição física. Sendo o PIOM in TrailO uma prova internacional, apresenta-se igualmente como um notável cartão de visita do concelho, que tem excepcionais características para esta variante inclusiva.

COC, um dos clubes portugueses mais experientes

António Amador, presidente da Federação Portuguesa de Orientação, referiu “Este evento será no fim de semana antes do WTOC 2019 e em terrenos muito similares pelo que será uma excelente oportunidade de treino.

Organizado pelo COC, um dos clubes portugueses mais experientes, e numa cidade típica do interior, este evento tem todos os ingredientes para ser um sucesso.” concluiu.

Sitio oficial do evento.

Página do evento.

Programa do evento.

Texto: Fernando Costa / Henrique Dias
Fotos: Cedidas pela organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta