Yahima, Tiago e Jorge em busca da 2º Medalha

Yahima Ramirez

Yahima Ramirez - foto de arquivo

Chegou ao fim o segundo dia do Campeonato da Europa de Judo 2017, que se cumpre até hoje sábado, 22 de abril de 2017, no “Torwar Arena” em Varsóvia.

Yahima, Tiago e Jorge candidatos há 2ª medalha

Hoje sábado, Yahima Ramirez (-78 kg), Tiago Rodrigues (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) fecham a participação portuguesa na prova, em busca de uma 2ª medalha para Portugal.

Jorge Fonseca
Jorge Fonseca

Campeonato da Europa de Judo 2017

A cidade polaca recebe cerca de 369 Atletas (226 masculinos e 143 femininas) em representação de 41 países.

Esta sexta-feira, entraram nos tatamis polacos 4 judocas portugueses:

Jorge Fernandes (-73 kg), Luís Carmo (-73 kg) e João Martinho (-81 kg) começaram este Campeonato da Europa vitoriosos, eliminando o arménio Arsen Ghazaryan, o albanês Armando Mollosmani e o polaco Jakub Kubieniec. Nos combates seguintes, os atletas lusos acabaram por ceder e foram afastados da competição.

Anri Egutidze (-81 kg) ainda pontuou um wazari, mas não conseguiu superar o seu primeiro adversário – o belga Sami Chouchi.

Joana Ramos em combate

 

Joana Ramos é a referência portuguesa neste Campeonato

Recordamos que no primeiro dia da prova, Joana Ramos (-52 kg) conquistou a Medalha de Bronze.

O Judo em Portugal

O desenvolvimento do Judo em Portugal tem algumas semelhanças com o início do Judo no Japão, uma vez que esse desenvolvimento passou pelo “Ju-Jitsu”. Os primeiros contactos com a modalidade, ainda sob a forma de “Ju-Jitsu”, datam do primeiro quartel do século XX.

A divulgação de Judo em Portugal intensifica-se nos anos 50. De importância capital para o desenvolvimento da modalidade foi Kiyoshi Kobayashi, o Mestre japonês que chegou a Portugal em 1958 e que é considerado, justamente, o “pai” do judo no nosso país.

Como consequência da difusão e interesse crescente pela modalidade, aparece a necessidade de se criar um organismo oficialmente reconhecido, que tivesse a missão de organizar, orientar e fomentar as atividades de divulgação do Judo, bem como organizar as competições oficiais.

Assim, em 28 de outubro de 1959, nasce a Federação Portuguesa de Judo, sendo as funções federativas entregues, na fase inicial, ao Judo Clube de Portugal, que é o sócio fundador da FPJ.

Mais informação aqui.

Parceiros