10 km Marginal de Vila do Conde
Nem a mudança da hora de verão para a hora de inverno impediu, neste domingo 25 de outubro de 2015, que cerca de 2.000 participantes se reunissem em Vila do Conde para participar na segunda edição dos 10 km Marginal Vila do Conde. A prova composta por uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km, é uma organização da Runporto com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, da Associação de Atletismo do Porto e do Conselho Regional de Arbitragem da AAP.
Apesar de nos últimos dias a chuva ter sido uma presença na região norte, Vila do Conde acordou com um belíssimo sol de Outono e temperatura amena, capaz de nos fazer recordar os saudosos dias de Verão. Estavam reunidas a condições para mais uma bela corrida a beira-mar.
Com partida marcada para as 10 horas, a prova iniciou-se e terminou junto à Av. do Brasil, com o Forte de S. João Baptista em pano de fundo. À hora marcada, deu-se o tiro de partida e a marginal de Vila do Conde encheu-se de cores com centenas de atletas a procura da melhor trajectória para ganhar alguns preciosos segundos. O percurso é interessante, inicia-se na marginal com uma passagem junto a Nau Quinhentista e dirige-se de seguida em direção à Póvoa de Varzim. O retorno dá-se na marginal um pouco antes da Igreja da Nossa Senhora dos Navegantes. O percurso é muito competitivo não havendo subidas ou descidas acentuadas, sendo que a única dificuldade é alguns segmentos com paralelos. A organização colocou um posto de abastecimento de água aos 5 km como é habitual nestas distâncias. No final, cada atleta recebeu a tradicional medalha de participação.
Carlos Costa, do CDS Salvador do Campo, foi o vencedor da 2ª edição dos 10 km da Marginal de Vila do Conde, com o tempo final de 32m13s, seguido de Fernando Lemos, do Grecas, com o tempo de 32m22s, e completou o pódio sénior masculino Luís Mendes, Senhora do Desterro com o tempo de 32m29s.
No setor feminino Daniela Cunha do U.D. Várzea, foi a vencedora com o tempo de 36m09s, seguida de Patrícia Pereira, com o tempo de 36m44s, a terceira classificada foi Patrícia Oliveira do Grecas, com o tempo de 37min19s.
Quanto a mim, tive um dos meus melhores resultados na minha modesta carreira desportiva tendo completado a prova em 45m00s, ficando em 238º na geral e 40º no escalão Veterano 1, em representação da Associação Desportiva de Amarante.
Clique aqui para visualizar mais fotos do evento
Texto: Davide Pinheiro
Fotografia: Runporto