Sintra invadida pelos participantes do MEO Urban Trail
A magnífica vila de Sintra é toda ela mágica e cheia de esplendor – um reino romântico onde palácios majestosos, um castelo de contos de fadas, propriedades régias e mansões fascinantes emergem no meio de montes e florestas luxuriantes, iluminadas pelos candeeiros, pelos projectores dando-lhes dimensão de outro mundo.
Caracterizada pelo seu encanto e serenidade singulares, a vila de Sintra oferece cenários de uma beleza surpreendente, com a sua vasta serra rochosa, densa vegetação e praias imaculadas. Designada de “Serra da Lua” pelos Celtas e de “Mons Lunae” pelos Romanos, a mística serra de Sintra abrange também um vasto parque natural que se estende até à costa marítima de Cascais’.
Durante cinco séculos, a realeza portuguesa usou as suas sumptuosas mansões e propriedades de luxo como residências de Verão para desfrutar do ar puro e do refrescante microclima da serra, escapando ao calor citadino. Em tempos descrita pelo poeta inglês Lord Byron como um “Glorioso Éden”, esta terra onírica e fantástica continua a atrair grandes escritores e realizadores de cinema, os quais encontram inspiração tanto na incomparável beleza de Sintra como nas suas lendas e história
As quatro outras cidades do Urban Trail Series nacional (Lisboa/Coimbra/Porto/Leiria) estarão logo interligadas com Sintra.
O Urban Trail & Trail Urbano?
É um novo conceito de abordar o desporto na cidade, e será composto por uma série/circuito de provas que se vão desenrolar em ambientes urbanos.
Em cidades que reúnam características para fazerem parte deste Circuito (casco histórico relevante, desnível acentuado, elementos paisagísticos de realce, etc) a correr ou a caminhar, será proposto aos participantes dos evento aventurarem-se pelo centro dos burgos e conhecer os seus locais mais típicos e emblemáticos. Percorrer as suas ruas, vielas, escadas e túneis e ao mesmo tempo passar pelos seus locais mais emblemáticos como monumentos, jardins, miradouros, pontes e bairros é o desafio que propomos. Será com certeza uma aventura estimulante para os habitantes destes locais, como também algo desejado pelos milhares de turistas estrangeiros que anualmente se deslocam em procura de fazer umas férias ativas.
A correr ou a caminhar, por locais património histórico e cultural, herança legada dos nossos avós e bisavós. Por sítios que uns já não lembrarão, e outros nem imaginariam.
O mais calmo dos caminhantes, o mais veloz maratonista ou o mais duro Trailista, irão encontrar desafios onde terão de dar o seu melhor.
E foi nesta beleza toda, que ontem dia 24 de Outubro, o São Pedro mais uma vez poupou os cerca de 5.500 participantes da corrida e da caminhada a um banho, com Jonathan Watt a ser o vencedor, com 48m15s, seguido de Armando Teixeira – 49:25, ambos da equipa da Salomon, e a fechar o pódio Nuno Gonçalves com 50:49, o único atleta de O Praticante – António Soares obteve o 44º lugar da geral com 1h02m01s.
Em femininos Inês Marques – Salamandrecos foi mais uma vez a vencedora com 56m33s, Shela Marques foi a segunda com 1h00m18s e Amélia Costa – Salamandrecos a fechar o pódio com 1:02:04.
Colectivamente a equipa dos Salamandrecos foi a vencedora, seguida de Monsanto Running Team e All About, respectivamente 2ª e 3ª.
Jonathan Watt, já foi 6 vezes campeão de corrida de montanha, atleta olímpico na maratona e detém o recorde de Sierre Zinal desde 2003, marcou presença neste evento e claro limitou-se a passear a sua classe pelas ruas de Sintra, e amena conversa após a sua participação, confessou-nos que: adorou Sintra e fez uma corrida de manhã pela serra, para descontrair e ambientar-se, que a achou muito linda, adora este tipo de corridas urbanas porque lhe dá oportunidade de conhecer as cidades, estava muito contente (como se viu pelo sorriso) de estar cá, desfrutou imenso do percurso, e em especial nos km finais em que caminhou mais que correu para poder apreciar as vistas, teve pena de não poder ficar mais dias pois já regressa amanhã (domingo) a Itália onde vive, a terminar que já conhecia o Armando Teixeira de outro evento onde teve oportunidade de correr junto com ele, dando-lhe os parabéns pelo segundo lugar, e porque é um adversário de valor.
Armando Teixeira, confidenciou-nos ter sido maravilhoso correr em Sintra, percurso muito bem demarcado, e os novos ténis permitiram-lhe no piso onde decorreu a prova, uma melhor aderência, e claro o segundo lugar.
Jorge Azevedo Directo da prova manifestou a sua satisfação no final do evento, depois da primeira edição em 2014, a adesão a este segundo evento foi enorme, e o facto de ter grandes nomes associados ao trail a disputá-la, demonstra o interesse que estes eventos de Urban Trail, tem vindo a conquistar mais participantes nas cidades onde se realizam, que para 2016, será ainda mais a sua responsabilidade de conseguir esgotar e se possível aumentar o número de participantes nas cinco cidades onde se realiza.
Para 2016 haverá mais, fiquem atentos
Fotos de Ana Águas