27ª meia maratona de Ovar
Realizou-se no passado dia 18 de outubro de 2015, a 27ª meia-maratona de Ovar. Esta prova já dispensa apresentações no mundo do atletismo, fazendo parte para muitos atletas da zona norte e centro de Portugal do calendário obrigatório das provas a realizar, sendo aproveitada como o derradeiro treino longo antes da Maratona do Porto. É um evento organizado pelo AFIS/OVAR – Atletas Fim-de-semana.
O evento contou com cerca de 4300 participantes entre atletas da meia-maratona e participantes na caminhada.
Foi com chuva intensa, que os atletas se agruparam junto ao pórtico da partida no Largo 5 de outubro (Jardim dos Campos) aguardando a partida que estava marcada para as 10 horas. O percurso desenrola-se após uma volta de cerca de 5 km na cidade, entre a Floresta, o Mar (passagem no Furadouro) e a Ria. Às 10 horas em ponto e ao ritmo de uma Power Song deu-se o início da prova com uma enchente de atletas a invadir as ruas de Ovar. A chuva foi companheira de cada atleta ao longo da prova, apenas abrandando, curiosamente após a chegada à meta dos primeiros atletas. O percurso da prova é plano ou com inclinações muito pouco acentuadas com exceção dos primeiros 5 km na cidade, onde existe algumas subidas e descidas e algum paralelo que dificulta a corrida, mas compensado por estradas alcatroadas e relativamente planas no restante trajeto. A população de Ovar esteve, como em cada ano, presente para incentivar os atletas com palmas e palavras de incentivo, apesar das condições meteorológicas não terem sido as mais favoráveis para assistir à prova. A organização esteve sem falhas como tem sido habitual ao longo dos anos, com postos de abastecimentos de água e esponjas de 5 em 5 km. No final da prova a entrega do famoso prato alusivo à prova e o delicioso pão-de-ló de Ovar como os restantes brindes decorreu sem falhas e com muita fluidez.
O pódio tanto no setor masculino como feminino foi pintado de vermelho com as cores do Sport Lisboa e Benfica.
No setor masculino, Rui Pinto, foi o vencedor da 27ª Meia-maratona de Ovar, com o tempo de 1h04m14s, seguido de Yousef El Khalai (SL Benfica), com o tempo de 1h04m17s, e completou o pódio sénior masculino José Moreira (SL Benfica) com o tempo de 1h04m19s.
No setor feminino Vanessa Fernandes (SL Benfica), foi a vencedora com o tempo de 1h12m37s, seguida de Catarina Ribeiro (SL Benfica), com o tempo de 1h13m30s, a terceira classificada foi Salomé Rocha (SL Benfica), com o tempo de 1h14m39s.
A Associação de Desportiva de Amarante esteve presente na prova com 13 elementos, sendo de registar dois records pessoais do atleta António Veríssimo Gonçalves que completou a prova com o tempo de 1h43m25s e o meu de 1h41m47s. Os atletas da ADA acabaram as suas provas entre as 1h25m e as 2h00.
Texto: Davide Pinheiro
Foto: Mário Pereira