3ª Meia Maratona de Guimarães

No domingo passado, foi a vez da Cidade Berço de Portugal, acolher 6.000 conquistadores, distribuídos entre meia-maratona, mini-maratona e caminhada, que se juntaram para conquistar a Cidade de Guimarães. A terceira edição da EDP Meia Maratona de Guimarães é uma organização GlobalSport, através da Running Wonders com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e Tempo Livre, é uma etapa oficial do circuito mundial de Meias Maratonas em Patrimónios da Humanidade.
Ainda faltavam algumas horas para o tiro de partida e já o calor intenso se fazia sentir por toda a cidade vimaranense. Às 10h00 em ponto e com uma temperatura acima dos 30 graus deu-se a partida. Em poucos minutos, toda a zona histórica era invadida por milhares de conquistadores a percorrer as ruelas do centro da cidade, cada um em busca de mais uma conquista pessoal. Após a passagem pela zona histórica, o percurso da prova seguiu em direcção ao Castelo de Guimarães, afastando-se de seguida do centro da cidade em direcção ao Complexo Desportivo de Guimarães, onde os atletas tiveram oportunidade de dar uma volta na pista de atletismo ali existente. Iniciou-se, então, o regresso para a meta que contou com uma passagem junto ao Pavihão Multiusos de Guimarães, e uma volta no relvado do campo de futebol do Vitória de Guimarães, terminando a prova junto à partida.
O ambiente era de festa na cidade onde decorria a Feira Afonsina. A população vimaranense estava animada e não faltaram palmas e palavras de incentivo para com os atletas ao longo da prova.
A organização assegurou de forma exemplar os abastecimentos em água de 5 em 5 km, foi dado isotónico aos atletas no km 15. Com o calor a aumentar, alguns populares e os bombeiros improvisaram uns chuveiros com mangueiras, para refrescar os atletas que iam passando.
José Moreira, do Sport Lisboa Benfica, foi o vencedor, mostrou grande satisfação, uma vez que a vitória lhe tinha escapado na edição anterior.
Dulce Félix, vimaranense, uma das mais prestigiadas atletas mundiais, Campeã da Europa e recordista nacional da Meia Maratona, foi a madrinha da prova e justa vencedora desta terceira edição.
O grupo de atletas do Boavista FC que participou, na meia-maratona decidiu prestar uma singela homenagem a duas jovens vítimas de doença, à atleta e adepta do Boavista FC a Rita Nadais das Panteras Negras Girls e à pequena Beatriz Veiga natural de Braga, no final da prova. Os atletas do Boavista FC reuniram-se, junto ao pódio da entrega dos prêmios, para autografarem as camisolas do Boavista FC. Juntaram-se à homenagem, os vencedores da prova Dulce Félix e José Moreira, os atletas Ricardo Ribas, Manuel Freitas Mendes e Madalena Silva, e ainda o ex-jogador de futebol Neno, que também quiseram manifestar a sua solidariedade. As camisolas autografadas serão entregues aos pais das duas jovens conjuntamente com as medalhas alusivas à prova.

Texto: Davide Pinheiro

Parceiros