XXVII edição do Grande Prémio de S. Pedro da Póvoa de Varzim

No domingo passado, dia 5 de Julho 2015, realizou-se a XXVII edição do Grande Prémio de S. Pedro da Póvoa de Varzim EDP Gás, na Póvoa de Varzim. Com cerca de 2.000 participantes, esta prova marca para muitos atletas o final da temporada de provas antes das férias de verão. Este grande prémio de atletismo é dos mais antigos e tradicionais no panorama nacional. O XXVII Grande Prémio de S. Pedro faz parte do Calendário Nacional da Federação Portuguesa de Atletismo. É uma prova organizada pelo Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, com a colaboração da Runporto, da Associação de Atletismo do Porto e do Conselho Regional de Arbitragem. Associada à corrida, também foi realizada uma caminhada de 5 km, com uma parte do valor da inscrição de cada participante a reverter a favor MAPADI, Movimento de Apoio a Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, uma instituição da Póvoa do Varzim e que no final recebeu um cheque no valor de 517€.

Como já foi referido, este grande prémio é dos mais antigos e prestigiados do país, pelo que não podia faltar alguns dos grandes nomes do atletismo atual como Rui Pedro Silva, Doroteia Peixoto, Ricardo Ribas, Vanessa Fernandes, Hélder Santos, José Moreira entre muitos outros, e todos eles com a vontade de vencer esta prova, e terminar a temporada antes das férias com mais uma vitória.

Como é de rigor nas provas organizadas pela Runporto, o tiro de partida foi dado às 10 horas em ponto pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, iniciando-se o percurso de 10km. Apesar do sol domingueiro, o calor que se fazia sentir na Póvoa de Varzim era suportável para a maioria dos atletas, não sendo um fator incapacitante para esta corrida. A primeira parte do percurso realizou-se como é hábito na marginal em direção a Vila do Conde, tendo o retorno ocorrido um pouco mais à frente da Igreja da Lapa. Na segunda parte do percurso os atletas defrontaram-se com nortada que se faziam sentir, no entanto, não teve impacto significativo no ritmo da corrida.

Contra todas as expetativas, foi Hélder Santos do Maia A.C CRIOBABY, com 29m11s a vencer a prova, seguido de José Moreira do S.L Benfica com 29m14s e completou o pódio masculino José Rocha do Clube Atletismo Olímpico Vianense, com 29m17s Rui Pedro Silva que era cabeça de carta da prova cortou a meta na sétima posição.

No setor feminino, foi Vanessa Fernandes do S. L Benfica a cortar a meta em primeiro lugar, com 32m11s, seguida de Doroteia Peixoto dos Amigos da Montanha, com 33m39s e completou o pódio Filomena Costa do ACD Jardim da Serra com 34m04s.

Após ter sido o único atleta da Associação Desportiva de Amarante (ADA) a participar na 3ª edição da meia-maratona de Guimarães – Corrida dos Conquistadores, e mais quatro atletas (Elisabete Ribeiro, Veríssimo Gonçalves, Miguel Queirós e Gustavo Bento) a participar na 1ª meia-maratona D’Ouro Run em Gondomar no domingo anterior, desta vez, a ADA apresentou-se nesta prova com 15 atletas, tendo sido uma das equipas com maior número de elementos.

Os atletas da Associação Desportiva de Amarante terminaram a prova no intervalo de tempo compreendido entre os 38 e os 53 minutos, sendo de destacar que nesta prova os atletas Miguel Queirós (38m43s), Miguel Barros (41m 20s), Gustavo Bento (44m07s) e Davide Pinheiro (44m48s) tiveram as suas melhores marcas de sempre nesta distância em provas oficiais.

Texto de: Davide Pinheiro

Parceiros