Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Academia Equestre na caminhada olímpica e paralímpica

Um grupo de seis atletas, com e sem deficiências, da Academia Equestre João Cardiga, vai participar no CDN e CPDN-Concurso de Dressage e Paradressage Nacional, que se realizará nos dias 15 e 16 de março, na Costa do Estoril.

A representar a Academia J Cardiga estarão os seguintes conjuntos:

Pelo Cardiga Paradressage Team, Sara Duarte / Daxx du Hans, Grau II, Inês Alemão Teixeira/Giraldo da Sernadinha, Grau III, José Neves / Vendetto C e Rita Lagartinho / Oposta de Foja, ambos do Grau 1. Rita Rodrigues/Festina 31 e Beatriz Reto / De Plaisir, competem no escalão Júnior FEI, representando o Cardiga Dressage Team.

João Pedro Cardiga, diretor desportivo do Clube, assume a chefia das equipas, contando com o importante apoio do treinador adjunto João Monteiro.

Academia Equestre João Cardiga prossegue na “caminhada olímpica e paralímpica”

A Academia Equestre João Cardiga é a única instituição equestre em Portugal, que pode afirmar-se como pioneira na formação de atletas olímpicos e paralímpicos, tornando-se, assim, um verdadeiro exemplo da inclusão, pelo desporto equestre.

A formar atletas de competição, com e sem deficiências, desde 93, em 2017 a Academia aprovou com nota máxima, 6 atletas no exame de Sela 7, classificação que lhes deu acesso às competições internacionais – o primeiro passo para a longa caminhada “olímpica”, que espera alguns destes jovens.

Na caminhada paralímpica, a Academia iniciou em 2015, o projeto “Cavalgar até Tokyo 2020”. Este ambicioso projeto pretende qualificar uma equipa de 3 a 4 conjuntos que garanta a presença de Portugal no expoente máximo da competição desportiva – as paraolimpíadas.

Paralelamente, a Academia prossegue o seu trabalho na formação desportiva de competição com mais de uma dezena de mini-atletas dos 6 aos 15 anos de idade, a competir a nível nacional, nos escalões infantis, iniciados e juvenis, na disciplina Dressage PONEIS. O Trofeu Dressage Póneis terá inicio no dia 29 de abril.

Dado o carater inclusivo da Academia, os atletas com deficiência intelectual não ficam de fora. A primeira prova do Special Olympics Equitação que se realizará dia 18 de abril em Setubal contará, como habitualmente, com um significativo grupo.

Academia Equestre João Cardiga  no facebook.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta