Acupuntura no combate à enxaqueca
Sabia que 15% da população do planeta sofre de enxaqueca? Saiba como a acupunctura pode ajudar.
A enxaqueca é um dos tipos de cefaleia (dor de cabeça). Habitualmente caracteriza-se por uma dor pulsátil em um dos lados da cabeça (às vezes dos dois), geralmente acompanhada de náusea e vômito. A enxaqueca é predominante em pessoas com idades entre 25 e 45 anos e de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, 15% da população do planeta sofre desse mal. A duração da crise varia de 4 a 72 horas, podendo ser mais curta em crianças.
As causas exatas da enxaqueca são desconhecidas, embora se saiba que elas estão relacionadas com alterações do cérebro e possuem influência genética. O padrão de crise é sempre o mesmo para cada indivíduo, variando apenas em intensidade. O espaçamento entre crises é variável. Ainda há, no caso das mulheres, aquela dor de cabeça típica do período pré-menstrual. Cada vez é maior o número de mulheres que procuram alívio para a dor de cabeça na ponta das agulhas e com resultados muito positivos. O sexo feminino prevalece quando a queixa é dor de cabeça. De acordo com vários estudos médicos, as mulheres são três vezes mais vulneráveis à enxaqueca do que os homens, devido a mudanças hormonais e ao sistema reprodutivo.
É importante que o paciente procure um médico antes de qualquer tratamento, já que o diagnóstico é feito pelo histórico clínico e exame físico, porque nenhuma alteração aparece nos exames laboratoriais de imagem e as dores de cabeça podem ser até resultados de doenças mais graves, como também podem não ter uma causa bem definida. Neste caso estão a cefaleia tensional e a enxaqueca.
Um dos tratamentos para tratar os sintomas da enxaqueca é a acupuntura, técnica milenar chinesa que age através do S.N.C. (sistema nervoso central) nos feixes nervosos em resposta ao estímulo das agulhas.
A acupuntura é bastante eficaz no tratamento para a dor de cabeça, uma vez que proporciona um equilíbrio energético em todo o organismo. O estímulo das agulhas resulta na produção de substâncias que agem sobre os neurotransmissores, restabelecendo o bom funcionamento das funções que estavam alteradas, além de produzir analgésicos internos, como as endorfinas, que provocam a sensação de relaxamento, bloqueando a passagem do estímulo doloroso para o cérebro.
Ao contrário do que muitos pensam, acupuntura é uma técnica complexa, pois é necessário o conhecimento não somente da localização dos pontos, mas também de anatomia e de outros detalhes como direcionamento, profundidade e ângulo das agulhas, além da análise que é feita através da leitura do pulso, leitura da língua e uma perfeita anamnese (entrevista).
A cabeça é a parte mais alta do corpo, não só anatomicamente, mas também energeticamente, de acordo com o fluxo de Qi nos doze canais. A cabeça é também a área de concentração de energia Yang, uma vez que todos os canais Yang ou começam ou terminam nessa área. São por isso diversos, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, os padrões de desarmonia que levam à existência de dores de cabeça, e consoante o padrão diagnosticado através da anamnese, assim é a combinação de pontos a aplicar.
Muito eficaz no alívio de crises e sintomas de enxaqueca, a acupuntura também é uma ótima forma de controlar a síndrome, através da realização de sessões periódicas durante um determinado período de tempo, para assim evitar novas crises. O número de sessões depende de cada paciente e varia de caso para caso, de acordo com o padrão de desarmonia identificado.
Uma das grandes vantagens da acupuntura é que não é uma droga, não envolve a administração de qualquer substância química, não possui os inúmeros efeitos colaterais que as drogas possuem – e o melhor: ela funciona, e muito bem, na maioria dos casos de enxaqueca.
Além do tratamento com agulhas, o especialista em terapias orientais poderá dar algumas dicas práticas para aquelas pessoas que desejam aliviar momentaneamente a dor de cabeça.
Ao aparecerem os primeiros sinais, deve-se pressionar firmemente o ponto IG4, que fica entre o dedo indicador e polegar, por três segundos. O próximo passo é intercalar o aperto nas duas mãos, em uma série de vinte vezes. Outro truque é pressionar com o polegar o ponto central da cabeça durante cinco segundos e também os pontos ao lado dos olhos, em movimentos circulares, no sentido horário. Estes são apenas alguns “truques” que poderão ajudar a aliviar, mas para obter resultados duradouros, devem ser realizadas várias sessões de acupuntura. A acupuntura para além de ajudar na redução da intensidade e frequência das dores, também tem resultados muito positivos na redução da náusea e dos vômitos.
Segundo diversos estudos realizados, na maioria dos casos mesmo após a suspensão da aplicação da acupuntura, os resultados alcançados no período de tratamento persistem por um ano no mínimo.