ARROZ INTEGRAL – O nº 1 dos Cereais Integrais

Quais são os tipos de arroz integral?
Quais os benefícios?
Como cozer o arroz integral?

Sobre o arroz integral….

Se és principiante na alimentação macrobiótica, já deves ter reparado que é o cereal mais utilizado, o seu uso foi difundido pelo filósofo japonês George Ohsawa.

O arroz integral tem um valor nutricional muito superior ao arroz branco, eu simplesmente, ADORO!

…é essencial consumir diariamente cereais, particularmente sob a forma integral.” -Francisco Varatojo

Texto: Paula Coelho – CookMacro

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Quais os tipos de arroz integral?

Há 3 variedades de arroz integral: grão curto, grão médio e grão comprido.

No dia-a-dia o mais aconselhado é o de grão curto e médio.

Para ti que és fã do arroz basmati, tens a versão integral, semi-integral e selvagem, que ficam sempre maravilhosos em pratos aromáticos, como caril ou pratos mais exóticos.

Alguns dos cereais principais, como, o arroz, a aveia, o trigo e a cevada devem ser demolhados, isso fará com que fiquem mais macios e mais digeríveis.

arroz integral
Pequeno almoço

Quais são os benifícios?

O arroz integral é um cereal equilibrado, perfeito em hidratos de carbono, proteína e minerais, o que faz com que seja mais assimilável e de fácil de digestão.

É conhecido pelo seu alto valor nutricional. O grão de arroz mantém as qualidades nutritivas, energéticas e vitais, está completo (integral), com toda a qualidade que originalmente a natureza lhe ofereceu.

Ajuda a purificar o sangue e a equilibrar os níveis de açúcar é excelente na eliminação de toxinas. É muito eficaz no controlo de diabetes.

Macrobioticamente falando beneficia os pulmões e o intestino grosso.

*reduz a gordura abdominal
*auxilia na prevenção e tratamento do cancro de mama
*reduz o risco de doenças cardiovasculares: colesterol
*eleva os níveis de energia e vitalidade ao longo do dia
*rico em antioxidantes

Tudo isto num simples bago de arroz integral!

É fantástico!!

Risotto

Como cozer o arroz integral?

Primeiro, deve ser muito bem lavado em várias águas (7) até que a água saia limpa, depois demolhado de um dia para o outro, para que desperte de um sono profundo, assim todos os nutrientes ficam bio disponíveis e de fácil digestão.

Podes usar a panela de pressão ou uma panela normal, numa proporção de 2 medidas de arroz para 3 de água para ficar soltinho.

Primeiro a água até que ferva e depois juntar o arroz lavado e escorrido, temperar com pitada de sal e fechar a panela, quando apitar, reduzir para o mínimo e usar chapa difusora cozinhar por 30 a 40m, depende da panela que uses.

Agora que já sabes, usa a tua criatividade e junta-lhe leguminosas, legumes escaldados ou salteados, amêndoas tostadas ou sementes de sésamo, ervas frescas etc.

Não abuses dos ingredientes, muitas vezes as melhores refeições são as mais simples.

O arroz integral é muito versátil, desde risotos, burguers, almondegas, saladas, é um cereal a descobrir!

arroz integral

Receita

Fica aqui uma receita muito apreciada em minha casa!
Pão de Arroz Integral
Ingredientes:

4 taças de farinha espelta (opcional: metade integral)
1 taça de arroz integral cozido
2 taças de água
1 c.sopa de fermento bio ou Fermipan
Sal a gosto

Numa taça grande, misturar farinhas com o arroz. Á parte misturar água com fermento, depois juntar tudo e amassar até obter uma mistura homogénea e que não pegue às mãos.

Coloca numa forma de bolo inglês untada e enfarinhada, repousar até crescer um pouco, levar ao forno a cozer a 200ºgraus e ficar ligeiramente tostado.

Deixe arrefecer um pouco e delicia-te…

Numa versão mais prática, uso a Bimby (vorwerk.pt) Bimby podes seguir a receita em Pão de Arroz Integral Delicioso – YouTube

Uma semana cheia de Luz!

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