Batata doce – Porque é tão famosa?

 

Regra geral, por aqui ou por ali, todos nós já ouvimos falar bem sobre a batata doce. Ou porque nos foi recomendada por um amigo ou até pelo nosso Personal Trainer. Mas porque razão é a batata doce tão benéfica?

Vamos por partes:

Composição Nutricional

Ao consultarmos a lista de produtos de IGP (Indicação Geográfica Protegida), fornecida pela União Europeia, podemos ler que “uma batata doce de tamanho médio proporciona o dobro da quantidade de vitamina A e um terço da vitamina C de que necessitamos diariamente”. E de facto, a concentração vitamínica e mineral que apresenta é imensa. Na verdade, quando comparada à outra batata, a batata doce tem o dobro de vitamina C, cinco vezes mais vitamina E, muito mais vitamina A (os tais beta-carotenos que conferem à batata doce uma cor alaranjada), duas vezes mais cálcio e vinte e três vezes menos sódio . (Ver Tabela).

A riqueza antioxidante que possuí, fortalece o nosso sistema imunitário prevenindo o desenvolvimento de certas condições patológicas, como o colesterol ou o cancro. Além disso, a batata doce é conhecida por prevenir carências alimentares em todo o mundo.

Batata Doce

 

A batata doce é, também, uma fonte de hidratos de caborno complexos de baixo índice glicémico, isto é, a absorção deste nutriente no organismo é lenta, o que faz com que a glicose entre na circulação sanguínea devagar sem aumentar os níveis de insulina. Esta é uma das razões pelas quais a batata doce é um dos alimentos preferidos dos praticantes de musculação. Além disso, diversos estudos têm demonstrado que alimentos de baixo índice glicémico são mais eficazes na perda de peso e no controlo da Diabetes Mellitus Tipo 2, por diminuir a resistência à insulina. Outra das vantagens da batata doce é o seu conteúdo de fibra que promove saciedade e, portanto, diminui o apetite.

Versatilidade culináriabatata-doce006

Tradicionalmente, em Portugal consumimos a batata doce assada ou cozida. No entanto existem outras formas de a consumir, com por exemplo, em puré, na sopa, em tortilhas, etc. Podemos, ainda, fazer aperitivos das cascas e incluir as suas folhas nas nossas refeições, como num salteado, por exemplo.

 

Resumindo

A batata doce:

– É uma boa fonte de energia para o treino;
– Previne carências alimentares devido à sua concentração vitamínica e mineral;
– Tem uma ação antioxidante no organismo;
– É um alimento saciante;
– Diminui a resistência à insulina, por ter um baixo índice glicémico.

Referências:

1. Tabela da composição dos alimentos. Instituto Nacional Ricardo Jorge.

2. Dias, C.; Silveira, M. Actividade antioxidante de diferentes hortofrutícolas da Ilha Terceira. 2010.

3. Ludvik B, et al. Mode of action of ipomoea batatas (Caiapo) in type 2 diabetic patients. Metabolism. Julho de 2003;52(7):875-80.

4. Thomas DE, Elliott EJ, Baur L. Low glycaemic index or low glycaemic load diets for overweight and obesity. Cochrane Database Syst Rev. 2007 Jul 18;(3).

5. Imagem 1: Natalie Maynor
6. Imagem 2: A Repository

Deixe uma resposta