BIS DE PAUL SEIXAS NA ITZULIA E VANTAGEM DISPARA

Paul Seixas

Foto: Sprint Cycling / Itzulia Basque Country

A Itzulia volta a partir de Pamplona-Iruña pelo segundo ano consecutivo e promete uma etapa muito completa, com a subida ao San Miguel de Aralar e final em subida nas Grutas de Mendukilo.

Paul Seixas chegava à partida com um sorriso e vestido de amarelo. Na saída dizia-o claramente: “a Itzulia é muito dura todos os dias e temos de ser ofensivos”.

Site Oficial

Leia também

PAUL SEIXAS VENCE O CONTRARRELÓGIO DE ITZULIA

Paul Seixas
Foto: Sprint Cycling / Itzulia Basque Country

Fuga animada desde o início

O dia começava com uma fuga nos primeiros quilómetros com 7 corredores: Ethan Hayter, Adrian Fajardo Toledo, Raúl García, Frank van den Broek, Joan Bou, Iker Mintegi e Bruno Armirail.

A distância máxima para o pelotão foi de 2 minutos e 30 segundos. A fuga trabalhou bem, mas atrás a equipa Decathlon CMA CGM Team controlava a situação. O corredor mais perigoso na fuga para a geral era Bruno Armirail, a 50 segundos.

San Miguel de Aralar faz seleção

A diferença começou a diminuir antes da subida ao San Miguel de Aralar, com 9,9 km a 7,7% de inclinação média. A fuga ficou reduzida a três corredores no início da subida: Ethan Hayter, Raúl García e Joan Bou.

Mantiveram um ritmo forte, mas atrás a equipa do líder aumentava o ritmo. O pelotão seguia muito esticado, com os favoritos ainda presentes.

A 6,6 km da meta, o camisola amarela lançou um ataque demolidor que ninguém conseguiu seguir. Apenas Mattias Skjelmose respondeu, mas acabou por ceder. O líder seguia isolado, ainda com 26 km até à meta.

Foto: Sprint Cycling / Itzulia Basque Country

Ataque decisivo do camisola amarela

Paul Seixas alcançou a fuga e não voltou a olhar para trás, enquanto Florien Lipowitz ficava para trás. Que exibição do francês de 19 anos. Juan Ayuso e Pello Bilbao também perderam contacto com o grupo principal.

O líder tinha 50 segundos de vantagem a 2 km do topo. Atrás não havia entendimento e o ritmo era irregular, com Del Toro e Lipowitz entre os mais ativos.

Queda de Landa e vitória isolada

Seixas aumentava ainda mais a vantagem na descida, como se estivesse num contrarrelógio. Aproveitou a falta de colaboração no grupo perseguidor para ampliar a diferença.

Na descida, Mikel Landa sofreu uma queda e foi obrigado a abandonar a corrida.

Finalmente, Paul Seixas venceu a segunda etapa, com Mattias Skjelmose em segundo e Primož Roglič em terceiro. Aumenta assim a sua vantagem na geral para 1’59” sobre Roglič, uma diferença muito importante para as etapas que ainda faltam.

Parceiros

Deixe um comentário