Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Castro Marim, Vila Medieval recebe Trilhos

No passado domingo dia 17 de fevereiro , na Vila Medieval de Castro Marim, realizou-se a 8ª Edição da Maratona “ Por Trilhos de Castro Marim ”, organização da Rodactiva, sendo esta a 1ª Etapa do Regional de XCM do Algarve.

Por Trilhos de Castro Marim

A Vila Medieval de Castro Marim acolheu os 467 atletas que ali se deslocaram para uma manhã de BTT, e até São Pedro ajudou à festa com excelentes condições atmosféricas para a prática desportiva, no caso céu ligeiramente coberto e temperatura amena, e estava lançado o mote para um grande evento.

Tal como anteriormente indicado, o evento além da prova federada do Regional de XCM do Algarve, ainda englobava a prova aberta com vertente não federada para todos aqueles que em parte levam o BTT um pouco mais como lazer, mas sempre com o bichinho da competição em mente.

Uma vila cheia de história

Tal como a organização nos confidenciou, “este evento foi pensado e desenvolvido olhando para os praticantes de BTT nas suas diversas vertentes amadoras ou competitivas, tendo como palco a vila de Castro Marim, uma vila cheia de história onde existiu guerra contra os mouros nos tempos monárquicos, comprovado pelo Castelo e Forte.
Ao redor podemos encontrar um vasto leque de percursos, de terra batida, para todos os gostos e andamentos, podendo viajar entre a serra e o mar.”

Dos 467 atletas presentes no evento, 175 eram federados onde se incluíam 15 mulheres e 292 amadores com 10 mulheres.

As distâncias

O percurso da maratona contava com 68km e 1800d+, e o da Meia Maratona 40km com cerca de 750d+, dando aos participantes a oportunidade de cruzarem praticamente todo o concelho, atravessando várias aldeias, subindo cumeadas, passando por barragens (beliche, carocha), chegar perto do rio Guadiana.

Por questões relacionadas com a vertente Federada a prova iniciou-se com um atraso de cerca de 40’ o que causou algum “burburinho” e inquietação entre os atletas presentes, sendo que a partida deu-se por boxes divididas por escalões competitivos e no final os atletas da prova aberta.

Partida da Maratona “ Por Trilhos de Castro Marim ”

Inicio rápido com cerca de 3km de estrada até à entrada nos estradões e começa a diversão por subidas espetaculares que levavam os atletas a mostrar a sua destreza física e por vezes técnica e com descidas de cortar a respiração.

O não ter chovido nos dias anteriores também ajudou a que o piso estivesse na perfeição, sendo de realçar que o percurso encontrava-se devidamente assinalado com setas no chão, assim como com placas informativas, além do staff da organização nos cruzamentos com o asfalto.

Os atletas da Maratona tinham à sua disposição 3 zonas de abastecimento e 2 zonas de abastecimento para os da Meia Maratona. As zonas de abastecimento da prova coincidiam com os locais de abastecimento e apoio técnico das equipas presentes na prova federada do evento.

No final da prova os atletas tinham à sua disposição banhos quentes no Pavilhão Desportivo Municipal de Castro Marim, sendo que o almoço foi servido, a quem o requisitou, na Escola Preparatória de Castro Marim.

No final do almoço realizou-se a cerimónia de entrega dos prémios aos atletas federados e não federados.

Castro Marim
Equipa BTT Desenferruja Canelas

Agradecimentos

Para que a realização da 8ª Edição da Maratona “Por Trilhos de Castro Marim” fosse possível, a organização teve a ajuda e colaboração incansável de 50 sócios da Rodactiva bem como de clubes e associações vizinhas, como por exemplo Grupo Amigos Motard’s Os Piratas e Carrinhos de Rolamentos & Trikes de Castro Marim, sem esquecer o Ecomarché de Altura.

Tudo isto não seria possível de realizar sem o apoio incondicional da Câmara de Castro Marim e da Junta de Freguesia de Castro Marim, que tudo fizeram para que o evento corresse na perfeição, ajudando em toda a logística e infraestruturas utilizadas, bem como o apoio de OPraticante.pt na sua promoção e participação do seu representante Ricardo Saraiva -OPraticante.pt / BTT Desenferruja Canelas.

Classificações:

Não Federadas.

Federadas.

Texto: Ricardo Miguel
Fotos: Paula Silva

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta