Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

ULSA por etapas com a Glaciar Race como novidade

A Ultra Sanabria por etapas ( ULSA ), que realizará a sua terceira edição de 9 a 13 de outubro de 2019, tem inscrições disponíveis desde ontem sábado, 2 de Março.

ULSA – Ultra Sanabria por etapas

O evento Zamorano tem mais de meio milhar de inscrições disponiveis entre todas as suas provas, incluindo a estreante Sanabria Glaciar Race.

A ‘Glaciar‘ é uma nova prova de 256 km de distância e mais de 11.000 metros de desnível positivo. Esta aventura é a única com estas características na Península Ibérica, terá apenas 50 dorsais disponíveis, sendo o percurso definido pelo corredor internacional Santiago Mezquita e que terá Pablo Criado como embaixador.

Pablo Criado é um dos melhores especialistas em corridas de Endurance em Espanha, tendo obtido excelentes resultados em provas como o Tor des Geants, no vale de Aosta; o Yukon Artic Ultra do Canadá ou a Transgrancanaria 360.

Esta prova nasce em sintonia com as origens glaciares do Lago Sanabria. “É uma prova nova com a qual estamos muito motivados, vai unir todos os Municípios da região“, explica o diretor do evento, Antonio del Pozo.

ULSA – Ultra Sanabria, este evento que tem um verdadeiro Campeonato Ibérico entre Espanhóis e Portugueses, passará por três percursos na fronteira entre Espanha e Portugal, entre Zamora e Bragança.

Ultra Sanabria

Outro tipo de atleta, aventureiro…

Em regime de auto-suficiência no Parque Natural do Lago Sanabria e Região envolvente, esta prova com 256km tem como foco “outro tipo de atleta, aventureiro… sendo inovadora na Península Ibérica“, acrescenta Del Pozo.

Além da estreia da Sanabria Glaciar Race, a ULSA – Ultra Sanabria mantém as três provas por etapas com distâncias adaptadas à preparação de cada atleta.

Existirá novamente a distancia Ultra, de 110 km e mais de 6.000 metros de desnível positivo; o Gran Trail (GT), de 62 km e a Maratona de 42 km, todas divididas em três dias de desporto e aventura junto ao lago mágico.

Algumas etapas podem ter pequenas mudanças, mas nesta fase já temos os percursos definidos“, diz Del Pozo, referindo também que à medida que os meses passam, vão revelar “mais detalhes e surpresas“.

Também voltam a existir as duas provas para atletas que só querem correr um dia: Gran Premio Maratón Sanabria e o Gran Premio Ultra Sanabria, que decorrem no Sábado dia 12 e no domingo 13 de outubro.

Sanabria Glaciar

Meio milhar de inscrições

Entre todas as provas, que constituem a ULSA – Ultra Sanabria estão disponíveis mais de meio milhar de inscrições, sendo este um evento que limita os inscritos para conseguir acompanhar os participantes de forma mais personalizada e próxima.

Podem inscrever-se através do site do evento.

A prova mais Portuguesa de Espanha, estabelece uma ligação ao Campeonato do Mundo de Trail 2019.

A Ultra Sanabria por etapas, organizada pela Diputación de Zamora e que conta com a colaboração da Junta de Castilla y León, tem uma importante participação de atletas Portugueses, dados os laços existentes entre a província e Portugal.

Lucinda Sousa – foto de arquivo

Portugueses ultrapassaram os 30% dos participantes

Na última edição, os corredores Portugueses ultrapassaram os 30% dos participantes, com alguns dos principais atletas lusos, como Lucinda Sousa, Lucinda Moreira ou Luis Semedo.

Nesta edição, a ULSA – Ultra Sanabria acaba de anunciar a ligação aos Trilhos dos Abutres em Miranda do Corvo. Os Trilhos dos Abutres são um dos eventos mais importantes do calendário de 2019, já que recebe o Campeonato Mundial de Trail Running em 8 de Junho. “Estes são eventos que apostam em impulsionar sua região através do desporto, e temos valores muito semelhantes”, acrescenta Del Pozo.

A prova Zamorana tem ganho destaque no calendário de Trail Running e Corridas de Montanha, também devido às muitas semelhanças com uma grande volta de ciclismo, com a atribuição de camisolas em cada etapa e por ser realizada num ambiente natural privilegiado.

Com a atribuição de camisolas para os lideres da classificação geral, montanha, descida ou o primeiro corredor Zamorano, a edição de 2018 da ULSA teve imagens que ficaram na memória de todos.

Foto: Arte Deportivo

Os kms percorridos nas margens do Lago Sanabria, a prova noturna com final na Laguna dos Peixes ou a incrível subida ao Pico Vizcodillo com mais de 2.000 metros de altitude, foram outros dos atrativos da segunda edição.

Sitio oficial do evento.

Página do evento.

Texto: Hugo Água
Fotos: Arte Deportivo

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta