Clube de Canoagem de Amora revalida título Nacional

Foto: Luis Fráguas
O Clube de Canoagem de Amora venceu, por equipas, a edição de 2021 do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar.
Leia também o artigo sobre a edição anterior
Amora, canoagem conquista título de Canoagem de Mar
Texto: Federação Portuguesa de Canoagem
Foto: Luís Fráguas
Clube de Canoagem de Amora revalidou o título alcançado no ano passado
O Clube de Canoagem de Amora contabilizou no conjunto das duas etapas (Lagoa e Sesimbra-Setúbal), 2.400 pontos, pontuação que permitiu revalidar o título alcançado no ano anterior.
O 2.º lugar do pódio coletivo foi alcançado pelo Clube do Mar Costa do Sol, com 2.220 pontos, seguindo-se, na 3.ª posição, com 2.054 pontos, o Clube Fluvial Vilacondense.
David Fernandes (Clube Naval do Funchal) sagrou-se campeão nacional em SS1 Seniores, com Bernardo Pereira (Clube Naval da Calheta) a conquistar mais um título, desta feita o de vencedor da edição de 2021 do Nacional de Canoagem de Mar na categoria de SS1 Juniores. Caio Mathias (Grupo Naval de Olhão) foi o 1.º classificado em OC1 Absoluto.
Na prova de SS1 Juniores Femininos, Maria Morgado (Clube Naval da Calheta) sagrou-se vencedora do Nacional de Canoagem de Mar, em 2021, com Carlota Fernandes Duarte (Clube Naval do Funchal) a amealhar o título em SS1 Seniores Femininos.
Nas embarcações duplas, em SS2 Juniores, Miguel Órfão e Diogo Costa Ferreira (Clube Naval da Calheta) sagraram-se campeões nacionais, com Rafael Silva e Alexandre Ferreira dos Santos (Clube Fluvial Vilacondense) a conquistarem o título em SS2 Seniores.
Em SS2 Juniores Femininos, triunfo para Margarida Pereira e Joana Ramos Silva (Clube Náutico do Litoral Alentejano), enquanto, em SS2 Seniores Femininos, a dupla Margarida Vaz/Maria Veiga de Almeida (Clube Naval de Sesimbra) também venceu.
Em Veteranos venceu o CC de Setúbal
No escalão de veteranos, o triunfo coletivo foi alcançado pelo Clube de Canoagem de Setúbal, que averbou um total de 2.310 pontos, com o Clube de Canoagem de Amora a amealhar 2.117 pontos, que garantiram a 2.ª posição.
No 3.º lugar, terminou o Clube Fluvial Vilacondense, com 2.054 pontos. Em 2020, o título coletivo tinha sido alcançado, recorde-se, pelo emblema de Amora.
Em SS1 Veteranos A, Hugo Lima (Clube Náutico de Fão) sagrou-se vencedor. Êxito que Artur Tomaz (Clube de Canoagem de Setúbal) também alcançou em SS1 Veteranos B. Por sua vez, João Monteiro (Clube Fluvial Vilacondense) e João Moraes Rocha (Clube de Canoagem de Amora) triunfaram, respetivamente, em SS1 Veteranos C e em SS1 Veteranos D.
No setor feminino, Beatriz Gomes (Clube Náutico do Mondego) triunfou em SS1 Veteranos Femininos A, com Maria Nóbrega (Clube de Canoagem de Amora) a vencer em SS1 Veteranos Femininos C
No escalão de Veteranos, Rui Nunes Marques e Gilberto Lopes (Kayak Clube Castores do Arade) venceram a competição de SS2 Veteranos A, enquanto Joaquim Páscoa e Mário Soares da Silva (Clube Fluvial Vilacondense) triunfaram em SS2 Veteranos B.
Em SS2 Mistos, Ana Valentim e Nuno Henriques (Clube de Canoagem de Amora) foram os primeiros no conjunto das etapas de Lagoa e de Sesimbra-Setúbal.