A corrida da Bengala voltou à estrada em Ancede

” Prova da Bengala “

O Grande Prémio de Ancede, mais conhecida pela “ Prova da Bengala ”, marca para muitos atletas o regresso às corridas após o período de férias. Foi no passado domingo 11 de setembro, que se realizou o 19º Grande Prémio de Ancede. Foi com esta prova que a equipa de atletismo da Associação Desportiva de Amarante regressou à competição para a nova época 2016/2017. Deslocaram-se para participar na “ Prova Bengala ”, 14 atletas da AD Amarante.

O Grande Prémio de Ancede é uma prova organizada pela Associação Desportiva de Ancede com a colaboração da Associação de Atletismo do Porto. Para o próximo ano festejará a sua 20ª edição e já foi prometido pela direção da Associação uma edição especial para marcar o evento.

Equipa da Associação Desportiva de Amarante
Equipa da Associação Desportiva de Amarante

Oferta de uma bengala a todos os participantes

A originalidade desta prova é a oferta a todos os participantes de uma original bengala, peça de artesanato típica da região ao invés da tradicional medalha de participação e uma garrafa de vinho da região. Este ano o Grande Prémio contou com cerca de 200 atletas repartidos nos vários escalões. As provas das camadas jovens iniciaram-se por volta das 9h30 enquanto a prova principal de 10 km ficou marcada para as 11h00.

bengala-partida

Às 11h00 ouviu-se o tiro de partida, junto ao campo de futebol da Associação Desportiva de Ancede. Desta vez fiquei de fora devido a uma lesão no joelho que teima em não curar, e assisti à partida dos meus colegas e atletas participantes para uma corrida cujo trajeto tem um grau de dificuldade elevado. A primeira parte da corrida inicia-se com uma subida de praticamente 5 km, com um ganho de elevação de quase 200 metros. Após aquela subida vem a respetiva descida pelo mesmo caminho até ao ponto de partida onde os atletas se soltam para recuperar os segundos perdidos na subida. Com um verão com temperaturas muito acima das dos anos anteriores, a organização optou por colocar três postos de abastecimentos de água (km 3, km 5 e km 7). Mais uma vez e apesar de ser uma organização de pequena dimensão a prova esteve sem falhas, tanto na entrega dos dorsais, como nos abastecimentos e na entrega da famosa bengala e restante kit de participação.

Os vencedores

Nuno Costa, da UD de Várzea foi o vencedor da 18ª Edição, com o tempo de 34min55seg, tendo João Teixeira, da Associação Desportiva de Amarante, ficado em segundo a uns escassos 10 segundos, com 35min05seg e António Teixeira do CRDC Santiago completado o pódio com 35min36seg.

No setor feminino Rosa Madureira do F.C. Penafiel, repetiu o primeiro lugar alcançado no ano anterior com o tempo de 38min54seg, seguida de Silvana Dias do S. L Benfica com 40min05seg, a terceira classificada foi Helena Miranda da Associação Académica Bela Vista que curiosamente obteve o mesmo lugar que na edição anterior com 40min50seg.

Três pódios para a A.D.Amarante

Nesta edição a Associação Desportiva de Amarante obteve três pódios em três escalões demonstrando que a qualidade técnica dos atletas tem vindo a melhorar de ano para ano. É de realçar o segundo lugar de João Teixeira no escalão sénior que marca a melhor classificação da secção de atletismo nesta prova, o terceiro lugar de Jorge Oliveira no escalão M40 com o tempo de 40min03 e o segundo lugar de Luís Cardoso que após no ano anterior ter ficado no quinto lugar consegui este ano alcançar o pódio com o tempo de 42min34 seg. De realçar o excelente 9º lugar Sénior Masculino de Carlos Queirós que tem vindo a afirmar-se com o tempo de 37min20seg.

O início de época 2016/2017 afigura-se promissor para a secção de atletismo da Associação Desportiva de Amarante aguardando-se muito sucessos nesta época que agora se inicia.

Os três primeiros dos Seniores João Teixeira, Nuno Costa e Antonio Teixeira
Os três primeiros dos Seniores João Teixeira, Nuno Costa e Antonio Teixeira

 

Jaime Ribeiro, Alcino Silva e Jorge Oliveira constituíram o pódio M40
Jaime Ribeiro, Alcino Silva e Jorge Oliveira constituíram o pódio M40

 

Luís Cardoso, Augusto Pereira e Joaquim Gomes foram os três primeiros M60
Luís Cardoso, Augusto Pereira e Joaquim Gomes foram os três primeiros M60

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto e fotos: Davide Pinheiro

Mais fotos aqui.

Parceiros

Deixe uma resposta