Meia Maratona do Porto homenageia Paulo Guerra

A Invicta recebeu esta manhã, pela décima vez, a Meia Maratona do Porto, uma prova com um percurso plano e de uma beleza incomparável, onde Paulo Guerra foi homenageado.

paulo-guerra-marginal

Paul Tergat correu na primeira edição e agora foi padrinho

Na primeira edição da Meia Maratona do Porto, em 2007, o ex-fundista queniano foi convidado para correr e, em final de carreira, alcançou o 10.º lugar. Na 10.ª edição, Paul Tergat foi o padrinho da Meia Maratona e deu o tiro de partida a esta prova que acompanha as margens do Dour, com início às provas, às 10h00, na Av. Paiva Couceiro (em baixo da Ponte do Freixo), terminando no Jardim do Cálem/Fluvial, no Porto.

11.000 encheram e coloriram as marginais do Porto e de Vila Nova de Gaia para mais uma prova incontornável do calendário desportivo da cidade, do Norte e de Portugal.

Pius Maiyo Kirop, Daniel Rotich,Sammy Kurui
Pius Maiyo, Daniel Rotich. e Kirop,Sammy Kurui

Daniel Rotich do Uganda venceu a prova, cortando a meta com 1:00:59. Seguiram-se os quenianos Pius Maiyo Kirop, com 1:01:54, e Sammy Kurui, com 1:01:55. O pódio feminino foi conquistado pela japonesa Nao Isaka, com 1:12:12, seguindo-se a queniana Martha Akeno, com 1:13:16, e a portuguesa Filomena Costa a fechar o pódio com 1:13:27.

Paulo Guerra
Martha Akeno, Nao Isaka, Filomena Costa

Paulo Guerra múltiplo campeão europeu de crosse homenageado

A décima edição da prova ficou marcada pela homenagem a Paulo Guerra, nascido a 21 de agosto de 1970, natural de Barrancos, Paulo Guerra tornou-se atleta federado em 1998 e um ano depois, ainda junior, alcançou a primeira internacionalização no Campeonato da Europa de Juniores em Varazdin. Competiu nos 3.000 obstáculos e alcançou o 8.º lugar, que desde logo fazia prever que se estava perante um atleta de largo futuro.

Paulo Guerra

Paulo Guerra com um longo percurso internacional, representou o Sporting Clube de Portugal e ao Maratona Clube de Portugal e é atualmente um dos veteranos mais admirados no meio.

Paulo Guerra foi um múltiplo campeão europeu de crosse e medalha de bronze no mundial da especialidade na edição de Belfast em 1999, um feito que poucos europeus alcançaram.

Parceiros

Deixe uma resposta