Dicas para treinar na praia
Hoje em dia a mentalidade e a evolução em termos de treino tem sido muito grande e para melhor felizmente. Mas mesmo assim os treinos na praia ainda trazem alguma controvérsia no seio dos treinadores de atletismo. Muitos são apologistas dos treinos na praia, mas os mais conservadores ainda são um pouco resistentes.
Devido à natureza do piso os treinos na praia são por razões óbvias mais duros para os músculos, e muitos treinadores ainda acham que isso não é benéfico e podem levar os atletas devido à sobrecarga de esforço a contrair lesões. Por outro lado existem outros treinadores que acham que os treinos na praia fortalecem de uma forma mais eficaz os músculos e tendões. Também em termos cardiovasculares (resistência), são treinos muito benéficos e que preparam os atletas de uma forma mais eficaz para a época desportiva.
Contudo os treinos na praia são já uma realidade para muitos atletas, como tal vou-lhe deixar alguns conselhos para quem é iniciante neste tipo de treinos. Se já faz treinos na praia é sempre bom relembrar alguns aspetos.
Inicialmente corra de sapatilhas
Isto pode parecer contraproducente, mas para quem não está habituado a correr na areia nos primeiros treinos aconselho a correr primeiro de sapatilhas. Apesar da areia ser mole os seus tendões podem não estar fortalecidos o suficiente, e para contrair entorses é muito fácil.
Correr primeiro na areia junto ao mar
Quem nunca correu na areia, ou correu poucas vezes pode se ressentir muito da variação de piso. Por isso inicialmente corra mais junto à agua onde a areia é mais dura, desta forma minimiza os problemas da variação de piso.
Tente manter sempre a postura
Como você sabe muitas praias não são planas, têm muita inclinação que o pode prejudicar bastante em termos de técnica de corrida. Tente sempre correr em planos não muito inclinados, para a postura ser sempre a mais correte e evitar sobrecarga muscular.
Não faça treinos muito intensos
Inicialmente treinar em areia pode ser bastante duro, o cansaço é bastante maior do que os treinos que faz em pista ou estrada. Por esse motivo reduza ao tempo e intensidade de treino para evitar a sobrecarga de esforço.
No final do treino corra na água
No final do treino é sempre aconselhável correr em ritmo de trote com água pelas canelas, desta forma a água fria ajuda na recuperação dos seus tendões.
Alongar depois do treino
Este conselho tanto se aplica aos treinos na praia ou em outro local, mas na praia é ainda mais imperativo que faça alongamentos depois do treino para relaxar os músculos do esforço intenso.
Se ainda não faz treinos na praia aconselho vivamente a começar a fazê-los, siga estes conselhos e vai ver que não terá problemas.