O que é o Treino funcional?

O Treino Funcional é um treino que procura integrar as actividades quotidianas ou desportivas do individuo (a) para melhorar a sua condição física ou gestos técnicos. Pretende-se exercitar o corpo de uma forma integrada e não isolada, podendo ser um complemento à musculação ou ao designado ‘treino tradicional’. Este novo conceito de treino aparece para responder melhor às necessidades cinesiológicas, visto que se criou uma grande constatação pela funcionalidade das máquinas tradicionais existentes nas salas de exercicios, em que se afirma que são descontextualizadas para o movimento humano. Assim sendo, o treino funcional procura estar associado a um objectivo específico, seja ele uma tarefa diária ou desportiva.O treino funcional procura trabalhar os 4 pilares do movimento

Quais é que são os seus objectivos?
O treino funcional procura fazer uma transferência das tarefas diárias ou desportivas para o treino. Neste tipo de treino, o foco é o fortalecimento da musculatura profunda do core. Com um core fortalecido movimenta-mos com mais eficiência a periferia, que nos fará adquirir um corpo mais equilibrado, tornando o individuo (a) mais eficiente na tarefa, pronto para enfrentar desafios mais exigentes prevenindo ou reabilitando lesões.

Como se é que se realiza?
Normalmente, inicia-se este tipo de treino com o peso do corpo para que o individuo (a) ganhe consciência corporal, que entenda quais é que são as suas limitações musculares e articulares. Há medida que se vai progredindo, aumenta-se a intensidade do treino para trabalhar a musculatura mais profunda com vários tipos de material, tais como: bola suíça, bosu, bola medicinal, kettlebell, cordas, etc.

Posso realizar este treino?
Todos podem exercitar-se com este tipo de treino mas deverá ser supervisionado por um personal trainer. Ele saberá ajudar o individuo (a) a manter uma boa postura, motivado(a) e, fundamentalmente, orientará o treino para atingir o seu objectivo específico. O treino funcional pode ser praticado por pessoas que procurem reabilitação pós-lesão, prevenção de lesões, pós-parto, por atletas de alta competição, ou por pessoas que tenham outro tipo de objectivo. O importante é que o individuo (a) treine os músculos e os movimentos articulares consoante as suas necessidades específicas.

Quais são os seus benefícios?
Este conceito trabalha o corpo de forma integrada e não isolada, trabalhando movimentos que procurem envolver as grandes cadeias musculares, integrando mais articulações. Se o treino funcional tem uma perspectiva de treinar o corpo como um todo, haverá maior dispêndio energético durante e pós-treino.

Com o treino funcional trabalhamos os 4 pilares do movimento: mudanças de nível, rodar, puxar/empurrar e caminhar. Os benefícios que se podem adquirir com este tipo de treino são:
– Fortalecimento da zona abdominal e lombar
– Perda de massa gorda
– Tonificação muscular
– Prevenção e reabilitação de lesões
– Melhora a resistência muscular
– Melhora a flexibilidade
– Melhora a consciência corporal adquirindo mais coordenação de movimentoa
– Melhora a postura corporal
– Melhora a percepção de movimentos, dominando tarefas cada vez mais complexas

Parceiros