Évora e Portel: Os palcos do Portugal ‘O’ Meeting 2018

Portel

Perdão, a Benedita tem razão! “Um mapa, uma bússola e o chip”

Durante os dias do próximo Carnaval, de 10 a 13 de fevereiro de 2018, a cidade de Évora, a vila de Portel e a paisagem dos arredores de São Bartolomeu do Outeiro vão transfigurar-se, com mais de duas mil pessoas procedentes de mais de três dezenas de Países, vestidas com roupagens coloridas a percorrer ruas, praças, caminhos e montes, de mapa e bússola na mão, cada qual em sua direção.

Portel
Perdão, a Benedita tem razão! “Um mapa, uma bússola e o chip”

No mapa que recebem está assinalada a localização dos pontos de controlo de cores branco-laranja colocados por aquele Alentejo. Dada a partida, só têm que os encontrar pela ordem assinalada no mapa, o mais rápido possível, assim o querendo, ou apenas seguindo o vagar da vontade.

Costuma ser este o cenário das edições do Portugal ‘O’ Meeting. Na passada edição, organizada pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos nos concelhos de Portalegre, Crato e Alter do Chão participaram 2.342 pessoas, dos quais 1.760 eram estrangeiros. Foi total a ocupação da oferta de alojamento num raio de 50 quilómetros em redor da cidade de Portalegre.

Orientados no Património Mundial

Este ano o maior evento do calendário de Orientação Pedestre da Federação Portuguesa de Orientação está a cargo da Associação dos Deficientes das Forças Armadas – delegação de Évora, clube de Orientação que tem sede na cidade de Évora, Património Mundial que vai ser palco de uma competição urbana, na manhã de sábado dia 10 de fevereiro de 2018.

O Templo de Diana e as ruas da cidade de Évora – vistas por um Orientista

Orientados pelos Montados de S. Bartolomeu do Outeiro

Nas manhãs dos restantes três dias de competição, do dia 11 ao dia 13, o palco das competições é em S. Bartolomeu do Outeiro, com os atletas a percorrer o montado alentejano próximo daquela aldeia.

S. Bartolomeu será ainda palco de uma competição de Orientação de Precisão, na qual por certo vão estar alguns dos melhores praticantes mundiais das classes Aberta e Paralímpica em que se disputa esta disciplina.

As cores do montado alentejano de S. Bartolomeu do Outeiro – vistas por um Orientista

Conquista do Castelo de Portel

No dia 12, depois de anoitecer, realiza-se nova prova de Orientação Urbana nas ruas e jardins da Vila de Portel, tendo os atletas de, quiçá, subir à conquista do seu castelo. Esta competição será no formato Sprint, a distância mais curta dos eventos de Orientação Pedestre, com os melhores tempos a rondar os 15 minutos.Oportunidades de treino

Do programa completo do Portugal ‘O’ Meeting 2018 fazem ainda parte vários Model event, como são designados os eventos de treino, em três locais diferentes nos dois dias que precedem as competições.

Durante todo o dia, nos dias 8 e 9 de fevereiro vão estar percursos disponíveis em Torre dos Coelheiros, São Bento de Castriz e na Malagueira (Évora).

Interessado?!

Os interessados em experimentar podem inscrever-se, em um ou mais dias do evento, garantindo assim que não lhes faltará mapa para dar mais cor a este imenso e colorido evento.

Inscreve-te já – garante o teu lugar na linha de partida

Também é possível a inscrição nos dias do evento, mas condicionado à existência de mapas.

Mais artigos sobre o evento.

Mais Informações em:

Site do evento.

Evento no facebook.

Programa do Portugal ‘O’ Meeting 2018

08 e 09 de fevereiro (quinta e sexta feira)

Eventos de treino e promoção da modalidade, em Torre dos Coelheiros, São Bento de Castriz e Malagueira.Eventos de treino e promoção da modalidade, em Torre dos Coelheiros, São Bento de Castriz e Malagueira

.• O centro de informações estará localizado no Monte Alentejano, no Rossio de S. Brás em Évora – aberto das 08.00 às 21.00.

10 de fevereiro (sábado)

Portel11.00 – Prova Urbana no centro histórico de Évora.

• O centro de informações estará localizado no Monte Alentejano, no Rossio de S. Brás em Évora – aberto das 09.00 às 18.00.

11 de fevereiro (domingo)09.00 – Prova de Floresta (pontuável para o Ranking mundial de atletas) em S. Bartolomeu do Outeiro.

14.00 – Prova de Orientação de Precisão (disputada também por atletas da Classe Paralímpica)

• O centro de informações estará localizado em S. Bartolomeu do Outeiro – aberto das 08.00 às 18.00

12 de fevereiro (segunda-feira)

09.30 – Prova de Floresta em S. Bartolomeu do Outeiro.

O centro de informações estará localizado em S. Bartolomeu do Outeiro – aberto das 08.00 às 18.0019.00 – Prova Urbana na Vila de Portel

• O centro de informações estará localizado em Portel – aberto das 18.00 às 20.00

13 de fevereiro (terça-feira)

09.00 – Prova de Floresta em S. Bartolomeu do Outeiro

• O centro de informações estará localizado em S. Bartolomeu do Outeiro – aberto das 08.00 às 12.30.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Jacinto Eleutério
Fotos: Orievents

Parceiros

Deixe uma resposta