Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Extreme West Atlantic Adventure nos Açores

Numa organização Azores Trail Run, o Extreme West Atlantic Adventure acontece nas Flores e no Corvo, nos dias 13, 14 e 15 de setembro.

Extreme West Atlantic Adventure

Em 2018 a ilha das Flores rcebeu o Azores Trail Run® – Extreme West Atlantic Trail, prova onde se disputou a Taça de Portugal de Trail 2018, atribuída pela Associação de Trail Running de Portugal.

O sucesso do evento, e o facto de ter conseguido dinamizar fortemente a comunidade florentina em seu torno, levou o Azores Trail Run® a querer voltar ao Grupo Ocidental dos Açores em 2019, desta feita para elevar a fasquia, transformando este evento numa prova de etapas em 3 dias e com presença não apenas nas Flores mas também no Corvo.

A Extreme West Atlantic Adventure terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de setembro, num total de mais de 70 km, com desnível positivo de 4500m.

extreme west atlantic

Km Vertical

A primeira etapa será um Km Vertical, a arrancar na Fajã Grande, na ilha das Flores. O “KV Escadinhas do Céu” percorre cerca de 6,5 km de distância, até ao ponto mais elevado da ilha, o Morro Alto. Na meta a recompensa é uma visão espetacular de grande parte das lagoas das Flores.

No segundo dia desta aventura os atletas são convidados a navegar até ao Corvo, ilha mais pequena do arquipélago, com 400 habitantes e 17 km2. Esta etapa leva-os desde a vila do Corvo, passando pela Cara do Índio para chegar ao ponto mais alto da ilha. Daí, desce-se até ao Caldeirão, e percorre-se o perímetro da antiga cratera vulcânica que esteve na génese da ilha, regressando depois à vila.

Finalmente, no terceiro dia e de volta às Flores, é altura de percorrer os 38 km do Extreme West Atlantic Trail, através de fajãs lávicas e detríticas como a Fajã Grande e a Fajãzinha, onde escorrem inúmeras linhas de água, formando impressionantes quedas de água na encosta, com destaque para o Poço da Alagoinha, uma paisagem idílica que reune uma lagoa, cascatas, altas arribas de pedras escuras a contrastar com o verde da natureza singular da ilha e ainda o oceano ao fundo.

Página do evento.

Texto / fotos: Azores Trail Run

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta