Fell Star Race um conceito inovador !
Na passada sexta-feira 27 de novembro realizou-se a 2ª edição da Fell Star Race. A prova foi organizada pela Associação AllAbout Sport Events e contou com o apoio do Forte S. João Baptista, representado pelo IDN, Porto Lazer, bem como Patamar Numério – Seguros, Runners.pt, Iberoprensa, Ampliphar, Salomon, WorldofDiscovery, Henisa, fontedaspias gourmet e Churrasqueira do Amial, enquanto parceiros e colaboradores, e de O Praticante como média partner.
A Fell Star Race é um conceito inovador e divertido de corrida e caminhada noturna, em que são marcados 3 locais na cidade. Os corredores têm de descobrir o melhor percurso entre os locais assinalados, sendo um deles o ponto de partida e de chegada,tendo como orientação o movimento do ponteiro do relógio. O percurso desenrolou-se nas ruas das freguesias da Foz do Douro, Nevogilde e Aldoar, criando um triângulo. O objetivo da corrida é encontrar os locais marcados e assinalados no dorsal e estabelecer a melhor rota para lá chegar. Nos locais uma equipa da organização regista e valida a passagem do participante, o ponto serve ainda como ponto de abastecimento de água. Após a validação do dorsal o atleta prossegue a sua corrida para o próximo ponto. Os locais de validação foram divulgados aquando da entrega dos dorsais. Nesta edição os dois pontos escolhidos foram a Igreja de Vilarinha e o Largo de Santa Catarina. Após a validação dos dois locais os atletas prosseguem para o ponto de chegada no Forte S. João Baptista da Foz do Douro, também conhecido como Castelo de São João da Foz, mandado edificar no final do séc. XVI para defesa da costa e da entrada do rio Douro gentilmente cedido pelo IDN-Instituto de Defesa Nacional. Associado à corrida também houveuma caminhada, para aqueles que não se aventuraram a correr.
Na Fell Star Race estiveram presentes atletas de nome do nosso Trail nacional, tais como Diogo Fernandes, Albino Magalhães, Telmo Veloso, Susana Simões, Pedro Marinho e Armando Teixeira, este como Padrinho da Prova. Atleta Salomon, Internacionalmente reconhecido, vencedor de várias provas de Trail e Ultra Trail, mas acima de tudo um excelente Ser Humano.
Após a concentração dos atletas no interior do Forte foi dada a partida para esta corrida diferente daquilo que estamos habituados. Uns para esquerda, outros para a direita, uns conhecedores da zona, outros como eu de telemóvel na mão com o GPS ligados iniciamos a Fell Star Race à procura do primeiro ponto a Igreja de Vilarinha. Após ter corrido cerca de 3 km e ter confiado em atletas que corriam alguns metros à frente, eis que chegamos ao ponto de controlo a Igreja de Vilarinha. Após uma hidratação do corpo, lá iniciamos a busca do segundo ponto. O meu colega, que após uma paragem de alguns meses devido a uma lesão, teve necessidade de abrandar o ritmo, o que nos levou a perder o grupo com o qual iniciámos a prova. Sem atletas à nossa frente, foi necessário recorrer ao GPS, para encontrar o segundo ponto de passagem. Foram cerca de 3,5 km a confiar de forma cega no telemóvel na esperança que a bateria aguentasse!!!! Nova validação no Largo de Santa Catarina, abastecimento de água, e agora o destino era o Forte São João Batista! A prova teve cerca de 10 a 11km, conforme os percursos escolhidos pelos atletas.No final cada atleta recebeu uma medalha em madeira alusiva à prova. Após a chegada dos últimos atletas, foi servido um buffet onde não faltaram bifanas, bolos e bebidas, antes da cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores.
O Pódio dos vencedores ficou preenchido pelos seguintes atletas:
Masculino:
1º Lugar – André Fraga
2º Lugar – Carlos Fonseca
3º Lugar – Filipe Sousa
Feminino:
1º Lugar – Rosa Oliveira
2º Lugar – Paula Lopes
3º Lugar – Teresa Oliveira
Como a Fell Star Race não se destina apenas a corredores de elite e é para toda a gente, os prémios não foram só para os vencedores mas também para os que ficam em último, o que ainda foi um esforço grande para muitos e esses também não ficaram esquecidos. É a uma forma de os homenagear e motivar, como referiu a Paula Santos, responsável pelo evento. Acrescentou ainda que uma prova só se realiza com um pelotão e este é constituído desde o primeiro atleta ao último.
Desta forma o pódio dos últimos ficou ordenado desta forma:
Masculino:
1º Guilherme Catarino
2º Viriato Gil
3º Vitor Santos
Feminino:
1º Maria Lurdes Marques
2º Elisabete Araújo
3º Susana Simões
Paula Santos, responsável pela organização da Fell Star Race, colaboradora da AllAbout Sport Events esteve à conversa com O Praticante, tendo aceitado responder a algumas perguntas:
O que é All AboutSport Events?
A AllAbout Sport Events é uma associação desportiva que destina-se à criação de eventos desportivos, formação e acompanhamento de jovens e adultos na prática do desporto e adopção de um estilo de vida saudável.
Nasceu da necessidade de colocarmos em prática projectos que temos,inspirados pelo gosto por desporto em geral, mas em particular a corrida na vertente estrada, trail e citytrail.
Como surgiu a ideia da Fell Star Race?
A Fell Star Race é a versão urbana da FellRace, conceito de montanha, criado pelo conectado “pai do trail”, José Moutinho, onde os pontos são marcos geodésicos. Na versão urbana, são escolhidos monumentos históricos que retratam a história do local onde esta se realiza.
Quando participamos no evento anual da Confraria TrotaMontes, que se realiza no mês de Dezembro, na serra da Freita, fez parte do mesmo a FellRace, actividade que achamos desafiante e acima de tudo, interessante para criarmos na vertente urbana, visto termos um pais, mas sobretudo a nossa cidade o Porto, rica em história, onde poderíamos aliar o desporto à cultura.
O número de atletas a participar foi aqueles que expectavam? Acha que é conceito que veio para ficar?
Como organização que somos, não podemos estar satisfeitos com o número de participantes, pois o nosso desejo é ter sempre mais. Mas estamos felizes com a adesão, visto ser apenas a segunda edição e um conceito inovador e diferente do habitual.
Mas que veio para ficar, precisamente pelo facto de ser um inovador e divertido de corrida nocturna. E porque acreditamos que tem força suficiente para “vencer”.
Que outros eventos pensar fazer no futuro?
Para o novo ano continuaremos com os nossos treinos de corrida / caminhada urbana, o AllAboutCityRun, que decorre todas as Terças-feiras pelas 21h, tendo como local de encontro, o nosso parceiro, Planetário do Porto.
Treinos específicos para a evolução na corrida, como séries e técnicas de corrida, o Speed Play, todas as quintas-feiras, pelas 19h30m, no Douro Marina em Vila Nova de Gaia.
Assim como o nosso evento Fell Star Race que desejamos levar para outras cidades igualmente ricas em história.
Estamos também a trabalhar outros projectos e parcerias, sempre como objectivo a corrida, seja esta em estrada, trail urbano ou de montanha.
Sempre a sorrir, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!
Texto: Davide Pinheiro
Foto: Augusto Rodrigues
Foto principal: Miguel Martins