O Praticante/Pro Runner no pódio da Meia Maratona dos Descobrimentos

estrada01Um encontro com a história

Para os que somente ouviram falar dos feitos gloriosos dos descobrimentos, mas que não tiveram a oportunidade de pisar o mesmo solo, de respirar o mesmo ar, de deixar o olhar deslizar para além do Tejo e imaginar o vôo das gaivotas acompanhando a partida das caravelas rumo a destinações então desconhecidas, tiveram hoje essa oportunidade na III edição da Meia Maratona dos Descobrimentos, numa organização da empresa “Xistarca”, desde 1986 a organizar eventos.

O tempo de uma Meia Maratona na zona histórica de Lisboa, para recordar a história dos descobrimentos.

As ruas da cidade de Lisboa, os monumentos históricos, a arquitetura contemporânea, os espaços verdes, tudo isto foi o palco que acolheu mais uma edição desta meia maratona. O evento teve também uma distância de 10 km e caminhada de 5Km, numa manhã que se iniciou com nevoeiro, para depois premiar todos com um belo dia de sol, a lembrar o saudoso Verão, que já lá vai.

Lisboa, é a capital e cidade mais populosa de Portugal. Cerca de três milhões de pessoas vivem na Grande Área Metropolitana de Lisboa (aproximadamente 27% da população de todo o país), o que torna a cidade a 9.ª área urbana mais populosa da União Europeia, sendo, portanto, a maior zona urbana portuguesa, seguida pelo Porto, bem como a segunda região mais populosa de Portugal, a seguir à Região do Norte. Lisboa é a grande cidade e a capital mais a Ocidente do continente europeu, além de ser a única capital ao longo da costa atlântica dentre os países europeus.

O ditador romano Júlio César concedeu à cidade o estatuto de município chamado Felicidade Júlia (Felicitas Julia), acrescentando ao nome Olisipo. Governada por uma série de tribos germânicas a partir do século V, a cidade foi capturada pelos mouros no século VIII. Em 1147, os cruzados sob Afonso Henriques reconquistaram a cidade e, desde então, ela tem sido um importante centro político, económico e cultural de Portugal. Diferente da maioria das capitais, o estatuto de Lisboa como capital de Portugal nunca foi concedido ou confirmado oficialmente. A sua posição como capital formou-se com a convenção constitucional, fazendo com que a sua posição como capital de facto uma parte da Constituição de Portugal.

A partida da Meia Maratona dos Descobrimentos, foi efectuada na Praça do Império, em Belém, percorrendo os participantes, a Av. Restelo, Av. India, com o retorno a efectuar-se em Santa Apolónia, percorrendo a Av. 24 de Julho, até ao Museu da Marinha, onde se situava a Meta.

estrada02A parceria efectuada entre “O Praticante” e a “Pro Runner”, a primeira loja de CORRIDA em Portugal, no Parque das Nações com uma visão de 360 … “Querer é Poder” é uma história de heróis nacionais, que permitiu a estradapresença de dois atletas de O Praticante, de dois heróis em representação das duas empresas, que brilharam nesta Meia Maratona, Cirilo Formiga, que já inscreveu o seu nome nos pódios de vários eventos de Trail e Estrada, obteve o 3º M60-64 / 206º Geral, com 1.28.16h e Carlos Albano  obteve o 25º Geral / 9º M45-49, com 1.17.35h, ambos a baterem os seus recordes pessoais, duas prestações a prestigiar esta parceria.

O vencedor destacado a mais de um minuto do 2º e dois minutos do 3º, foi Helder Grosso – GDF Fncionamento com 1h 09m 41s, seguido de Pedro Conceição – C.O. Oeiras – 1:10;51 e a fechar o pódio masculino Paulo Guimarães – AMCorrida – 1:11;55.

Em femininos a vitória foi para Mari Kim Mangobang – Individual – 1h 22m 40s, destacadissima sobre a concorrência, Céu Nunes – GDF Running – 1:26;55 foi a 2ª, com Sofia Monteiro – C.O. Oeiras – 1:27;35 a ocupar o 3º lugar.

Fotos: Marcelino AlmeidaXistarca

Parceiros