Gonçalo Silva isolado na frente do Torneio de Mestres

Torneio Nacional de Mestres de Xadrez

Gonçalo Silva

Surpresa em Fátima, no Torneio Nacional de Mestres de Xadrez. Após a segunda jornada de uma das provas que marca a retoma competitiva da modalidade já há um líder isolado Gonçalo Silva, e não fazia parte do lote de favoritos à partida.

Texto / Fotos: Federação Portuguesa de Xadrez

Gonçalo Silva não fazia parte do lote de favoritos à partida

Trata-se de Gonçalo Silva (Ferroviários do Barreiro), o único dos 10 jogadores a conseguir duas vitórias em dois encontros.

Depois de ter vencido Luís Sousa Reis (Individual) na primeira jornada, Gonçalo Silva, campeão nacional de Sub-20 em 2019, repetiu a dose na segunda ronda, desta vez perante José Padeiro (O Amanhã da Criança), e passou a somar 2 pontos, sem companhia na frente do torneio.

Tal sucedeu também porque o grande mestre António Fernandes (Individual) e o mestre internacional Paulo Dias (A.Xat Montmor-o-Novo), que tinham triunfado na ronda inaugural, empataram entre si na segunda ronda.

O mesmo sucedeu com o outro líder após a primeira jornada, José Francisco Veiga (A.Xat Montemor-o-Novo), frente a Luís Sousa Reis.

António Fernandes, Paulo Dias e José Francisco Veiga somam assim 1,5 pontos, tendo-se-lhes juntado o mestre internacional Sérgio Rocha (Barreirense), que, na segunda sessão superou José Guilherme Santos (GX Alekhine).

Na partida que o levou à liderança, frente a José Padeiro, Gonçalo Silva jogou com as peças brancas e conseguiu impor uma boa técnica num final de torres, após um duelo que conduziu sempre com ligeira vantagem posicional.

Na outra partida da segunda jornada, o mestre FIDE Pedro Rego (A.Xat Montemor-o-Novo) bateu o mais jovem em prova, Pedro Gil Silva (Fórum Airão).

2.ª Jornada – Resultados:

Gonçalo Silva (Ferroviários do Barreiro)-José Padeiro (MF, O Amanhã da Criança), 1-0;
José Guilherme Santos (MF, GX Alekhine)-Sérgio Rocha (MI, Barreirense), 0-1;
Paulo Dias (MI, A.Xat Montemor-o-Novo)-António Fernandes (GM, Individual), empate;
Luís Sousa Reis (MN, Individual)-José Francisco Veiga (MF, A.Xat Montemor-o-Novo), empate.

Classificação:

1.º Gonçalo Silva, 2 pontos;
2.ºs António Fernandes, Paulo Dias, José Francisco Veiga e Sérgio Rocha,1,5;
6.º Pedro Rego, 1;
7.ºs José Padeiro e Luís Sousa Reis, 0,5;
9.ºs José Guilherme Santos e Pedro Gil Silva, 0.

Gonçalo Silva
Rúben Santos e Rodrigo Basílio

Torneio Nacional de Honra

Paralelamente ao Torneio Nacional de Mestres decorre no Hotel Santa Maria, em Fátima, o Torneio Nacional de Honra. Nesta prova há dois líderes ao fim de duas jornadas: Rodrigo Basílio (CCD Corvos do Lis) e Rúben Silva (Estrelas de São João de Brito) têm 2 pontos e são os únicos a ter vencido as partidas das duas rondas.

A meio ponto dos dois líderes está o mestre nacional Vítor Morais (Clube EDP), o número 1 do torneio, que na segunda jornada empatou com o veteraníssimo mestre nacional Júlio Santos (Clube EDP).

Na segunda jornada, Rodrigo Basílio, atual campeão nacional de Sub-14, venceu Jorge Barrento (AXOC Pombal), enquanto Rúben Silva superou Rodrigo Sarabando (CX Colégio Português), o jogador mais jovem em prova, que, à semelhança do adversário, vinha de um triunfo na primeira jornada.

2.ª Jornada – Resultados:

Carlos Gonçalves (Clube EDP)-Filipe Bártolo (GX Alekhine), 0-1;
Rúben Santos Estrelas S. João de Brito)-Rodrigo Sarabando (CX Colégio Português), 1-0;
Rodolfo Lavrador (MN, Clube EDP)-Tiago Pina (CXE Filipa de Lencastre), 0-1;
Jorge Barrento (AXOC Pombal)-Rodrigo Basílio (CCD Covos do Lis), 0-1;
Júlio Santos (MN, Clube EDP)-Vítor Morais (MN, Clube EDP), empate.

Classificação:

1.ºs Rúben Santos e Rodrigo Basílio, 2 ponto;
3.º Vítor Morais, 1,5;
4.ºs Filipe Bártolo, Rodrigo Sarabando, Carlos Gonçalves e Tiago Pina, 1;
8.º Júlio Santos, 0,5;
9.ºs Rodolfo Lavrador e Jorge Barrento, 0.

Parceiros