Granfondo Tavira, a Serra com o Mar ao fundo

Granfondo Tavira

Aproveitando a excelente localização da bela cidade de Tavira, a organização do Granfondo Tavira aproveitou e propôs-se a dar a conhecer a sua paisagem, com uma localização invejável entre a serra e o mar e uma vista constante sobre o oceano por entre montes e cerros, assim como descobrir o interior do concelho, as pessoas, as tradições e os costumes de vida ainda muito característicos no Sotavento Algarvio.

Granfondo Tavira

Assim, no dia 7 de utubro de 2018, e com a insígnia de “A Serra com o Mar ao fundo”, inserido no calendário nacional e organizado por Clube Bike Team Tavira, CCD União Ciclismo Tavirense e Núcleo Cicloturismo da Luz de Tavira, será dada a partida da primeira edição do Granfondo Tavira com partida oficial às 09h00 na cidade de Tavira, na Avenida Zeca Afonso, local de chegada por mais de uma vez de etapa da Volta ao Algarve em bicicleta.

O percurso do GranFondo terá a extensão de 140 km com 2650d+ e o de MedioFondo terá 80 km com 1450d+. Após a partida haverá cerca de 3 kms de percurso controlado até se iniciar o andamento livre.

A diferença entre o Granfondo e o ciclismo de competição

O Granfondo é uma forma de cicloturismo embora convertido em prova aberta pois é uma prova de andamento livre com tempos, classificações e prémios.

A grande diferença para uma prova de ciclismo de competição é que as estradas por onde passam não são condicionadas ou encerradas na totalidade e os participantes poderão ser de qualquer idade, desde que adultos, individualmente ou por equipa. São eventos de massa e surgem cada vez mais eventos desta natureza.

As inscrições estão limitadas a um máximo de 1000 participantes no somatório das duas distâncias, sendo a partida delineada por Boxes de acordo com a inscrição, ou seja, os primeiros 100 frontais atribuídos correspondem à BOX 1 de partida e assim sucessivamente.

A prova será enquadrada por forças de segurança, compostas por elementos da GNR, pertencentes a corporações do território e à brigada de trânsito, que garantirão o cumprimento das normas de trânsito por parte de todos os elementos envolvidos na prova e dos restantes veículos em circulação, assim como de um acompanhamento de ambulâncias.

Está dado o mote para mais um grande evento por terras Algarvias e que se espera de grande adesão.

Evento no facebook.
Grafondo Tavira página oficial.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Ricardo Miguel
Fotos: cedidas pela organização

Parceiros