Hoje tens que ganhar! Quantos golos vais marcar? Tens que ser o melhor!
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A prática de exercício físico em crianças e jovens tem numerosos benefícios comprovados, devendo ser encorajada pelos adultos. Os objetivos e expectativas devem prender-se com a importância de praticar uma modalidade independente de vitórias ou derrotas.
As crianças estão habilitadas para o desporto a partir dos 6 meses de vida, assim que conseguem movimentar bem os braços e as pernas podem praticar natação. Até aos 8 anos é recomendável uma vertente mais lúdica, sem excessiva preocupação com as especificidades técnicas para que a experiência neste contexto seja positiva, caso contrário poderão criar aversão à prática desportiva.
Outro aspeto fundamental é que a criança ou jovem tenha liberdade para escolher a modalidade que quer praticar- os seus interesses devem ser respeitados para que esta seja prazerosa. Muitas vezes as expectativas dos adultos por gostarem de um determinado desporto, por o praticarem ou terem praticado poderão condicionar esta escolha, uma vez que as crianças ou jovens muitas vezes não querem defraudar as suas expectativas. É portanto de evitar incentivos para uma determinada modalidade.
Deve ser paciente se a criança ou jovem ainda não decidiu que desporto quer praticar, esta decisão pode levar algum tempo, mas é importante que seja uma escolha do próprio/a para que esteja motivado/a. Se não encontrarem a modalidade pretendida deverá ajudar a criança ou jovem procurar noutros locais ou tentar criar uma equipa na escola.
Durante a prática desportiva:
– Deve fomentar uma competição saudável, a disputa no desporto é natural e benéfica, no entanto deixa de o ser quando as crianças ou jovens se sentem pressionados para ganhar. Nem todos os atletas serão campeões e o que é fundamental é participar. Deve explicar que existem sempre 3 resultados possíveis numa competição e que um deles é a derrota e esta por sua vez é fundamental para percebermos quais as competências a aperfeiçoar. A vitória, por outro lado, também é provisória e não podemos ganhar sempre.
– Não ponha em causa as escolhas e decisões do treinador nem se oponha às decisões dos árbitros ou júris mesmo que não concorde e sinta que é uma injustiça. A forma como os adultos gerem estas situações é fundamental por funcionarem como modelos para os mais novos. Além disso irão acontecer muitas injustiças ao longo da vida e estes terão de aprender a lidar com estas de forma saudável.
-O adversário deve ser respeitado, pois sem este não há competição, por isso ensine isso respeitando os adversários, evitando comentários que os desvalorizem. Também não gostaria de ouvir comentários depreciativos sobre a sua criança ou jovem.
-Evite fazer comparações com os atletas melhor sucedidos porque poderá gerar no seu jovem atleta uma baixa perceção de auto-eficácia e ansiedade, desmotivando-o para a prática desportiva em vez de o ajudar a melhorar a sua performance. Deverá, por outro lado, comparar a sua evolução e explicar que existem pequenas etapas até chegar à meta.
-Como os mais jovens aprendem com os adultos, evite conflitos com os apoiantes dos adversários para que estes não o façam também com quem competem.
-No final das competições é desaconselhada a crítica por poder gerar ou agravar um sentimento de fracasso, que poderá desencadear baixa perceção de auto-eficácia e/ou desmotivação. Lembre-se sempre que o desporto é saudável e que acima de tudo, deve ser um momento agradável e não mais uma situação em que os jovens se sentem avaliados e/ou pressionados.
-Não deverá esquecer ainda que a prática excessiva de desporto poderá comprometer os tempos de lazer e descanso das crianças e jovens e que apesar de ser importante, a escola terá que ser a prioridade.
Em suma, o importante é incentivarmos as crianças e jovens a gostar de praticar desporto, respeitando os seus interesses e sem esperar que sejam campeões.