JOÃO ALMEIDA EM 3º EMPATADO COM CARAPAZ NO GIRO DE ITÁLIA

João Almeida
O ciclista italiano Alberto Dainese (DSM) venceu hoje ao sprint a 11.ª etapa da Volta a Itália, marcada pela descida ao terceiro lugar da geral do português João Almeida (UAE Emirates), que foi superado por Richard Carapaz (INEOS).
Leia também
ALMEIDA EM SEGUNDO A 12” DO LÍDER NO GIRO
DE GENDT VENCE, LOPEZ SEGURA LIDERANÇA E ALMEIDA NO TOP10
Texto: Henrique Dias // OPraticante.pt
Página do evento
Alberto Dainese é o italiano mais jovem a vencer
Com apenas 24 anos, Alberto Dainese é o italiano mais jovem a vencer desde 2016, quando Ciccone venceu em Sestola com apenas 21 anos.
Em suma, Alberto Dainese saiu do nada hoje, mas ele certamente não quer ser apenas mais um flash na panela.
Alberto Dainese superiorizou-se ao sprint ao colombiano Fernando Gaviria (UAE Emirates) e ao compatriota Simone Consonni (Cofidis), com os três a liderarem o pelotão, que cumpriu os 203 quilómetros entre Santarcangelo di Romagna e Reggio Emilia em 4:19.04 horas.
João Almeida foi destronado da segunda posição
O jovem ciclista português João Almeida, que chegou integrado no pelotão, foi destronado da segunda posição da geral por Richard Carapaz, depois de o equatoriano da INEOS ter conquistado três segundos de bonificação num sprint intermédio no decurso da tirada.
Richard Carapaz e João Almeida encontram-se a 12 segundos do líder do Giro de Itália 2022.
Após a etapa de hojra Rui Costa ocupa o 49º lugar da geral a 43m21s, e Rui Oliveira em 147º a 2h19m37s do líder do Giro de Itália 2022.
Juan Pedro López continua de rosa
A camisola rosa continua na posse do espanhol Juan Pedro López (Trek-Segafredo).
O dia ficou ainda marcado pelo abandono de Biniam Girmay, vencedor da etapa da véspera.
O ciclista da Eritreia tornou-se o primeiro africano negro a ganhar uma etapa numa das principais provas do calendário do ciclismo, mas depois, no pódio, a rolha da garrafa de champanhe acertou-lhe no olho, e essa lesão motivou a desistência.