Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Marchadores e Maratonistas, qualificação Olímpica

A World Athletics acaba a suspensão do sistema de qualificação olímpica de Tóquio para os Marchadores e Maratonistas a partir de 1 de setembro de 2020.

Esta suspensão é devido a preocupações com a falta de oportunidades de qualificação que podem estar disponíveis para este grupo de atletas antes que o período de qualificação termine em 31 de maio de 2021.

O período original da suspensão, de 6 de abril a 30 de novembro de 2020, foi introduzido devido à interrupção da competição e do treinamento causada pela pandemia global e permanece em vigor para todos os outros eventos de atletismo.

Os maratonistas e marchadores poderão obter as marcas de qualificação olímpica de 1 de setembro a 30 de novembro.

Mas apenas em corridas pré-identificadas, anunciadas e autorizadas, sendo realizadas em percursos certificados pela World Athletics, com testes de antidoping nos locais de competição.

Marchadores e Maratonistas, qualificação Olímpica a partir de Setembro

O acumular de pontos no ranking mundial e a qualificação automática através das maratonas Gold Label / Platinum Label continuam suspensos até 30 de novembro de 2020.

A maioria das grandes maratonas já foi cancelada ou adiada para o restante deste ano, e a evolução da pandemia dificulta a previsão se as que estão programadas para o primeiro semestre do próximo ano serão capazes de avançar“, disse o presidente da World Athletics, Sebastian Coe.

Essa situação, combinada ao facto de que os atletas de endurance nas maratonas e provas de marcha atlética só podem produzir um número muito limitado de performances de alta qualidade por ano, reduziria realmente a sua janela de qualificação sem este ajuste.

Também garantimos à Unidade de Integridade de Atletismo que o sistema antidoping é capaz de proteger a integridade das competições fora do estádio durante esse período e estabelecerá critérios de teste rigorosos para todos os atletas“, concluiu Sebastian Coe.

Assim, a Maratona de Londres, agendada para dia 4 de outubro, está comprometida em trabalhar com a World Athletics.

A Maratona de Londres irá promover essa oportunidade para atletas de todo o mundo e para ajudar com as despesas de viagem, para que possam participar em Londres e alcançar a qualificação olímpica.

Além disso, espera-se a realização de dois grandes eventos de marcha atlética entre 1 de setembro e 30 de novembro de 2020.

A Comissão dos Atletas e a Comissão da Concorrência foram consultadas antes desta decisão e aprovaram a proposta.

Visualize também

World Athletics lançou o ‘Road to Tokyo’

Texto / Foto: Federação Portuguesa de Atletismo

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta