Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Mariana Silva estreia-se na galeria de campeãs nacionais

Num dos mais equilibrados Campeonatos Nacionais Femininos de sempre, Mariana Silva (Didaxis-A2D) sagrou-se como a nova rainha do xadrez português, após torneio que decorreu no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), no qual a incerteza durou até aos últimos movimentos.

Mariana Silva estreia-se na galeria de campeãs após ter somado 3,5 pontos nas cinco jornadas da prova, os mesmos das segunda, terceira e quarta classificadas, respetivamente Ana Inês Silva (Didaxis-A2D), Filipa Pipiras (GD Dias Ferreira) e Sara Soares (EX Porto).

Apesar de ter sido derrotada na quinta ronda por Filipa Pipiras, Mariana Silva beneficiou de um melhor sistema de desempate para garantir o primeiro lugar, que já ocupava à entrada da jornada decisiva.

Com o título obtido em Portimão, Mariana Silva garantiu um lugar na seleção feminina que representará Portugal nas Olimpíadas de 2020, que se realizarão em Khanty-Mansiysk (Rússia).

Mariana Silva
pódio feminino

Mariana Silva sagrou-se como a nova rainha do xadrez português

A jogadora da Didaxis-A2D juntou o ceptro feminino em ritmo clássico à coroa de partidas rápidas, que também conquistou em Portimão, um dia antes do início do Nacional feminino. O título de semi-rápidas, esse, ficou com Ana Inês Silva, irmã de Mariana Silva, a outra grande protagonista das competições de Portimão.

Os Nacionais femininos foram marcados por uma onda de juventude, na qual se destacaram as terceira e quarta classificadas, Filipa Pipiras e Sara Soares, ambas de 13 anos.

Classificação final:

1.ª Mariana Silva (Didaxis-A2D), 3,5 pontos;
2.ª Ana Inês Silva (Didaxis-A2D), 3,5;
3.ª Filipa Pipiras (GD Dias Ferreira), 3,5;
4.ª Sara Soares (EX Porto), 3,5;
5.ª Camila Avelino (Estrelas S. João de Brito), 3;
6.ª Raquel Duque (Brreirense), 3;
7.ª Rita Jorge (Galitos-Grupel), 2,5;
8.ª Marta Leite (CX Montemor-o-Velho), 2,5;
9.ª Sara Monteiro (ADRC Mata de Benfica), 2;
10.ª Victoria Cymbron (NS São Miguel), 2;
11.ª Ana Gonçalves (Barreirense), 1;
12.ª Beatriz Gonçalves (Barreirense), 0.

Texto / Fotos: Federação Portuguesa de Xadrez

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta