Meditação mindfulness, como e quando a praticar

Foto: Getty Images

Quando se pensa em meditação mindfulness, é normal associar-se ao ter de estar sentado em posição de lotus, de olhos fechados a respirar, completamente parado.

É normal… e posso dizer-te que essa é uma das formas de se meditar, no entanto existem outras.

A meditação mindfulness é algo muito interessante, porque facilmente consegues trazê-la para o teu dia a dia, para qualquer atividade.

Texto: Mariana Silva – Treino Mental e Alto Rendimento
Fotos: br.freepik.com/

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Existem vários tipos de meditação mindfulness

Meditação
Foto: br.freepik.com – Meditação passiva

Meditação passiva:

Este é aquele clássico, em que estás parado de olhos fechados. Podes estar sentado numa cadeira, no chão, no sofá, onde quiseres, ou pode ser feito deitado.

Meditação ativa:

Este tipo de meditação requer movimento, portanto podes estar a caminhar, a correr, a dançar, por exemplo.

Desde que estejas completamente atento e a desfrutar de cada movimento que o teu corpo faz, daquilo que te rodeia no momento presente e na respiração.

Meditação
Foto: br.freepik.com – Meditação ativa

Mindful Eating:

É estarmos completamente presentes a comer, durante cada refeição.

Ao invés de estares distraído com a televisão, telemóvel, ou pensamentos aleatórios que te fazem viajar para o passado ou futuro, estares presente no ato de comer.

Aqui apelas a todos os sentidos, à cor, cheiro, sabor, textura, pensamentos, etc, de cada alimento que tens no prato.
Observando e reconhecendo as sensações, aquilo que surge no momento, sem julgar.

Foto: br.freepik.com – Mindful Eating

O truque é, seja em que atividade do teu dia a dia for, estares presente e desfrutares do agora, com tudo aquilo que ele tem para te trazer.

3 lives, fica o convite para assistires

Esta semana a Mariana vai realizar um conjunto de 3 lives, onde irá proporcionar um melhor entendimento sobre o mindfulness e como poderão trazer esta prática para os nossos dias.

Para além da componente teórica, vai em todas as lives ter um momento prático, onde vão experienciar sob a sua orientação algumas práticas simples de meditação mindfulness.

Acredita que para compreenderes os reais efeitos que esta prática pode trazer-te, é fundamental experimentares.

Por isso fica o convite para estares com ela, nestas 3 lives que vão ser curtinhas, para que desfrutes em pleno de cada uma.

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