Treino mental em casa: o poder da imagética

Foto: br.freepik.com

Nesta fase menos boa que estamos a atravessar, os atletas, os clubes viram-se obrigados a suspender todas as suas atividades.

Não sabemos bem quando é que esta situação se encontrará resolvida, por isso, houve adaptações para que os atletas se mantenham, de alguma forma, ativos.

Texto: Mariana Silva – Treino Mental e Alto Rendimento
Fotos: br.freepik.com/

Visualize também da mesma autora

João Pontes – Como manter a motivação sem competições?

Confinamento, como manter o foco e a motivação

Foto: br.freepik.com

Nunca é igual treinar apenas em casa

No entanto, sabemos que nunca é igual treinar apenas em casa.

Por exemplo, um atleta que seja nadador necessita de sentir a água, um que seja jogador de basquetebol, necessita de sentir a bola e ter todo o trabalho que envolva a tática, técnica e decisões em contextos com mais indivíduos.

Desta forma, podemos assumir que se encontram mais condicionados.

Porém, existe uma forma de treinar aspetos mais complexos da modalidade, trabalhar sensações, decisões, aspetos técnicos, mentais, táticos, mesmo estando em casa.

A utilização da imagética tem um papel importantíssimo nesta fase, dada toda a situação que vivemos.

Precisamos de nos adaptar a esta nova realidade, que será temporária, da melhor forma. E podemos adaptar-nos utilizando e explorando todo o potencial que a nossa mente tem.

Quando visualizamos, a nossa mente não distingue aquilo que é real daquilo que é imaginado.

Desta forma, podes continuar a treinar aspetos que sabes que são importantes na tua modalidade e que precisas de melhorar, utilizando esta técnica mental.

Treino mental
Foto: br.freepik.com

Visualização mental ou imagética

A visualização mental ou imagética, é um processo que te permite trabalhar a um nível mais profundo da tua mente.

Para isso, é fundamental que possas entrar primeiro num estado de relaxamento profundo e depois então, criares na tua mente aspetos que queres trabalhar, apelando aos teus cinco sentidos.

Quando utilizas esta técnica, é importante que sintas, que ouças, que vejas com o máximo de clareza todos os detalhes do cenário que tens em mente, que possas sentir os cheiros desse local, os movimentos inerentes à tarefa, etc.

Por exemplo, um atleta de natação, poderá imaginar-se: a executar aspetos técnicos do nado, a sentir o movimento dos seus braços, a força que exerce a puxar a água, a sentir o movimento de cada parte do seu corpo, o cheiro do cloro, a água fria, o azul da piscina, a ouvir o som das suas braçadas, etc.

Foto: br.freepik.com

Treino mental, podes perfeitamente criar isto na tua mente

Portanto, tu podes perfeitamente criar isto na tua mente, podes visualizar-te como protagonista, ou como observador, podes controlar a velocidade das imagens, podes fazer aquilo que tu quiseres, de forma a otimizares aspetos do teu desempenho, de acordo com a modalidade que praticas.

Existe algo que é importante salientar, quanto mais real for aquilo que imaginas, quanto mais sentires que estás lá nesse local a executar aquilo a que te propuseste, melhor e mais eficaz se torna!

A regularidade com que utilizas esta técnica também é crucial, por isso aconselho a visualizar o máximo de vezes possível.

Por exemplo, podes começar por visualizar 2 vezes por semana, e ir aumentando gradualmente, até fazeres este exercício todos os dias.

Não te preocupes se quando começas a visualizar tens dificuldade em sentir os movimentos inerentes àquilo que estás a imaginar, os sons, as sensações, a imagem nítida… está tudo bem, à medida que vais praticando vais melhorando estes aspetos.

Por isso nesta fase, aconselho-te a criares momentos no teu dia, como 10 ou 15 minutos pelo menos para te sentares ou deitares de forma confortável, relaxares utilizando a respiração profunda, e começares a explorar todo o potencial da tua mente, a visualizar aspetos do teu desempenho!

Treino mental
Foto: br.freepik.com

Treino mental não substitui o treino real

Atenção!

O treino mental não substitui o treino real, no entanto nesta fase é um complemento importante que te ajuda a manter esse trabalho ativo na tua mente!!

Por isso, aproveita para desenvolveres esta competência, para que quando tudo voltar à normalidade, possas aliar os dois, o trabalho mental através da visualização, com os treinos!

Boas práticas! Alguma dúvida entra em contacto comigo!!

Acompanhe também o seu trabalho em

Facebook.
Instagram.
Blog.

Parceiros

Deixe uma resposta