Confinamento, como manter o foco e a motivação

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Esta altura de confinamento, torna-se um desafio para todos nós, nomeadamente para os atletas, uma vez que não podem desfrutar da sua época normal.

Desta forma, considero fundamental adaptarem-se da melhor forma a toda esta situação.

Será portanto, importante redefinir alguns objetivos, uma vez que é essencial manter o foco, a motivação e continuar o trabalho em casa.

Sabemos que a retoma das competições e dos treinos em contexto próprio da modalidade é algo que nós não controlamos. Por isso, que nos possamos concentrar no aqui e agora, no presente que é o único momento que controlamos.

Procura perceber esta situação como uma oportunidade para puderes trabalhar aspetos que sabes que precisas de treinar para te tornares um atleta ainda melhor, para que possas regressar ainda mais forte!

Texto: Mariana SilvaTreino Mental e Alto Rendimento
Fotos: br.freepik.com/

Desporto: Como manter o foco e a motivação durante fase de confinamento?

De forma a manteres o foco, a motivação e a confiança é fundamental que:

Definas objetivos

Define de acordo com o treino que estás a fazer neste momento, de forma SMART (específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e num limite de tempo).

Define, por exemplo, um ou dois objetivos muito específicos para cada treino.

Mantém um diário de progresso

No final do treino percebe em quanto é que sentiste que atingiste o(s) objetivo(s), podes cotar de 0 (não atingi) a 10 (atingi totalmente).

Faz também o levantamento dos aspetos positivos e dos aspetos a melhorar de cada treino.

Quando definires os aspetos a melhorar, escreve à frente como podes, numa próxima, fazer melhor.

Assim, conseguirás ter total controlo do processo, o que ajudará a manteres o foco, a confiança e a motivação.

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Visualização mental

Para que possas manter o foco e melhorar aspetos mais técnicos, utiliza a imagética.

Recomendo que possas colocar-te num local tranquilo e que estejas confortável.

Faz algumas respirações profundas até sentires que relaxas corpo e mente, depois traz à tua mente o cenário de treino e vê-te, por exemplo, a realizares um determinado aspeto(s) técnico (s) de forma correta (aquele(s) que pretendes melhorar).

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Exercícios de Meditação Mindfulness

Utiliza práticas extra treino, que te possam ajudar a fortalecer a concentração.

Um exercício simples que podes fazer é: coloca-te numa posição sentado, que seja confortável e que te permita manter a coluna direita.

Fecha os olhos e faz primeiro umas 5 respirações profundas.

Depois começa o exercício, manténs as respirações lentas e profundas pelo nariz e cada vez que expirares dizes mentalmente um número (por exemplo: inspira…expira “1”; inspira…expira “2”; etc).

A contagem é primeiro crescente 1 a 10 e depois decrescente de 10 a 1, durante 5 minutos (coloca um temporizador).

Cada vez que te distraíres e te perderes na contagem, volta ao início à contagem crescente, portanto ao número 1 e retoma o exercício.

É normal no início haver mais distração, mas relaxa, aceita e volta a trazer o foco para a respiração e para a contagem, está tudo bem!

Á medida que vais fazendo o exercício ao longo da(s) semana(s), vais melhorando a capacidade de foco.

Estas são algumas estratégias que podes perfeitamente manter no pós confinamento.

O mais importante é começares e manteres a consistência!

Ficam as dicas!

Bom trabalho e bons treinos!

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João Pontes – Como manter a motivação sem competições?

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