Meia Maratona de Famalicão prepara-se para voltar à estrada
Share the post "Meia Maratona de Famalicão prepara-se para voltar à estrada"
A 7ª edição da Meia Maratona de Famalicão foi apresentada na Casa do Território no Parque da Devesa.
Para dar início às intervenções, o Vereador do Desporto Pedro Oliveira deu as boas vindas a todos, afirmando com alegria que “um ano depois, conseguimos retomar esta excelente iniciativa”.
Leia também
Paulo Paula na Meia Maratona de Famalicão
José Moreira e Marisa Barros vencem em Famalicão
Famalicão saiu à rua para ver a Meia Maratona
Texto / fotos: Runporto
Meia Maratona de Famalicão
Para apresentar todos os detalhes da prova, Tiago Teixeira da Runporto, começou por destacar algumas das normas que a Meia Maratona de Famalicão irá cumprir para que o evento seja seguro para todos.
Serão cumpridas todas as normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde
A prioridade é garantir a segurança de todos os envolvidos com medidas exequíveis e que permitam a realização do evento com sucesso.
Os participantes terão, por exemplo, de apresentar no ato de levantamento do kit de participante o Certificado Digital Covid-19, válido na data do evento, ou um teste PCR nas 72h anteriores ou teste antigénio nas 48h anteriores à data e hora do evento.
Ponto de reunião de muitos talentos do mundo do atletismo
A Meia Maratona de Famalicão tem sido um ponto de reunião de muitos talentos do mundo do atletismo, tendo assim um quadro de honra de vencedores.
Rui Pinto foi o grande primeiro vencedor, completando os 21 km em 2014 com o tempo 01:05:15, recorde da prova até hoje.
No setor feminino, foi a etíope Marta Tigabea Mekonen que cortou a linha de meta em primeiro lugar com o tempo 01:13:34, sendo também este o recorde da prova.
Em 2019, a Meia Maratona de Famalicão teve como vencedor José Moreira que cortou a linha de meta aos 01:06:39. No setor feminino foi Marisa Barros que ficou na primeira posição com o tempo de 01:16:28.
Um dos objetivos da Meia Maratona de Famalicão é internacionalizar a prova.
Este ano, mesmo em condições excecionais, o evento conta com a participação de atletas de 9 nacionalidades, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Brasil, África do Sul e Angola.
O percurso das provas passa pelo centro histórico da cidade, mas também pela periferia, numa mistura de ambiente urbano e rural, sendo desta forma muito interessante para os participantes.
Famalicão vai estar em segurança
“Que Famalicão festeje mais uma manhã de Meia Maratona”, Jorge Teixeira
Para Jorge Teixeira, diretor geral da Runporto, esta Meia Maratona é um sinal de confiança da autarquia na organização.
A entrega das ruas de Famalicão para a realização desta atividade que contempla uma corrida de 21 km e uma mini maratona com 6 km, aberta a toda a família.
“A Runporto está preocupada com as condições de segurança, apresentando medidas de contenção da pandemia”, Mário Passos
Para o Presidente do concelho, este é um evento que envolve toda a comunidade e na qual “Famalicão vai estar em segurança”.
Continuar a promover o desporto no concelho é a missão da autarquia e, para o seu presidente, “só vamos para quando todos os habitantes de Famalicão praticarem desporto”.
Promover a qualidade de vida através do desporto é um dos objetivos da edilidade e a longevidade desta iniciativa ajuda no cumprimento desta aposta da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
“Temos um verdadeiro pacote desportivo e turístico para este fim-de-semana da Meia Maratona”, Mário Passos
A Meia Maratona de Famalicão é já uma referência na região norte do país e pretende ser também um evento que turismo para o concelho, dinamizando a economia local, nomeadamente a restauração.
A edição deste ano vai para a estrada já no próximo dia 28 de novembro e tem partida marcada para as 10h na Av. Brasil e chegada no Parque de Estacionamento junto ao Citeve.
É uma prova composta por duas distâncias, a Meia Maratona com 21 km e a Mini Maratona com 6 km.





