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Não promovo o alarmismo, nem a indiferença!

Chegou o momento em que, de livre vontade, tomei a iniciativa de realizar quer os treinos de fullbody, quer os de ciclismo dentro de casa” são as palavras de Ilda Pereira, que acrescentou “Não promovo o alarmismo nem a indiferença!”.

Volto a dizer que “não sou médica nem tenho formação na área e não pretendo dar lições de moral” (nem “lições de mural”).

Todavia, depois de ter já partilhado no Instagram e no Facebook algumas recomendações que me chegaram pelo Manual de Boas Práticas para atletas e agentes desportivos UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo (DA MESMA FORMA QUE CHEGARAM A TODOS OS CLUBES E ATLETAS QUE PRATICAM CICLISMO).

não promovo

Entendo que os treinos ao ar livre são mais susceptíveis a acidentes, não quero sobrecarregar o nosso Sistema Nacional de Saúde, os nossos profissionais de saúde, com algo que está nas minhas mãos e que é da minha responsabilidade.

Também não quero dar a mínima hipótese a este vírus de chegar perto dos mais vulneráveis, servindo-se de mim!

Assim, depois da fase em que realizei os treinos em “ISOLAMENTO SOCIAL” por itinerários bem recônditos, decidi “FICO EM CASA”.

Para mim, face à situação de Pandemia que a humanidade atravessa, todos os dias, são dias de treino e já não considero razoável sair à rua para treinar e com bom senso.

não

Treinos e o Covid: Não promovo o alarmismo nem a indiferença!

O treino ao ar livre, tendo em conta o risco de contágio e gravidade da doença COVID-19, seria agora reduzido para um máximo de 3h e a técnica não seria tão explorada, dado o risco de queda.

Entendo que por muito que evite comportamentos de risco na condução da bicicleta, respeitando as regras de trânsito, moderando a velocidade, a condução entre veículos e em zonas sinuosas, por exemplo, os acidentes acontecem.

Eu não quero correr o risco de utilização de recursos de saúde, neste período tão complicado que o país atravessa.

Ilda Pereira – Berço Urban Race – Foto: José Coutinho

Nunca é demais relembrar:

Evita contacto ou permanência em proximidade de grupos de pessoas ou multidões;

Não contactes fisicamente com familiares ou amigos;

Permanece o máximo possível em casa, evitando deslocações desnecessárias. Desloca-te para atividades essenciais: trabalho e compras de bens essenciais;

Cessa os treinos em ambientes partilhados por outros atletas, nomeadamente no ginásio;

Durante o treino ao ar livre: Faz-te acompanhar de solução de base alcoólica individual;

Faz-te acompanhar de todo o material técnico/ alimentação/ hidratação individual necessários para o treino programado de forma a não ter que partilhar nem ter de parar para comprar;

Treinar em locais sem aglomerados populacionais;

Treina preferencialmente sozinho. Se acompanhado por outro atleta, mantém a distância de segurança: 4m distanciamento longitudinal (frente ou atrás), 2m distanciamento horizontal (latero-lateral);

Após o treino, higieniza com solução de base alcoólica o guiador e o selim;

Rolos para bicicleta / Foto: Xostra Sports

Eu treino em casa, com utilização de rolos e plano de treino adaptado, ventilando devidamente o espaço e higienizando com solução de base alcoólica a bicicleta, nomeadamente o guiador e o selim;

Não promovo o alarmismo nem a indiferença!

Sitio oficial da Ilda Pereira.

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