O Ultimo evento desportivo do ano, é na Amadora, venha participar
Share the post "O Ultimo evento desportivo do ano, é na Amadora, venha participar"
A festa, a animação, a cor, o publico é na São Silvestre da Amadora, que vai para a sua 41ª Edição, na apresentação do evento, efectuada pelo presidente do Desportivo Operário Rangel, Artur Madeira, este mencionou os tempos iniciais da prova, cujo relato era efectuado pelas rádios, ficando os que não podiam ir assistir, presos a locução, para saber quem seria o vencedor, mencionou as alterações introduzidas no evento, com escalões para o Atletismo Adaptado, onde marcam presença alguns dos melhores atletas nacionais, (Jorge Pina, Maria Odete Fiúza, Joaquim Machado e Carlos Ferreira), já integrados no Projecto Paralímpico para os Jogos do Rio de Janeiro, entre outros nomes, depois de na edição anterior se ter iniciado somente com o escalão masculino.
O Desportivo Operário Rangel, orgulha-se uma vez mais de ser o pioneiro, ao criar factores de Igualdade, Inclusão e Excelência Desportiva na sua prova.
Neste momento já se encontram inscritos cerca de 1.300 atletas, e esperam que nesta ultima semana ainda consigam um maior número de inscrições, os interessados poderão até dia 30 de dezembro inscrever-se, clique aqui para mais informação.
No seguimento da apresentação foram homenageados:
- A empresa “Continente” pelo apoio que lhes têm sido concedido ao longo destes anos, tendo recebido a Drª Ana Paula – Directora do Marketing.
- “A Bola” pelo apoio na divulgação, recebida pela jornalista Sofia Coelho
- Homenageado o atleta Rafael Vieira Marques, que representou o Sporting C. P. e o Maratona C. P., neste último foi o 1º atleta a ingressar e representar em Outubro de 1989, com um longo currículo onde pontificam algumas internacionalizações, sendo um dos elementos das equipas do Sporting CP que venceram a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato, e a Estafeta Cascais – Lisboa, obteve um 2º lugar na Maratona de Berlim, para além de várias provas de estrada, onde se destaca a São silvestre da Amadora em 1978 e o Grande Prémio de Natal em 1979.
“No fim nas suas breves palavras Rafael Marques, manifestou o seu agradecimento à organização e à Câmara Municipal da Amadora, pela homenagem, tendo referido que era melhor a correr, que a falar”
Odete Maria Fiúza disse:
“ Que o desporto adaptado é importante e é de louvar a organização da São Silvestre da amadora, pela sua ousadia / coragem ao inserir este escalão no evento, e ao alargar o mesmo a ambos os sexos”.
“Que este evento, é um mito, um enigma, colocar tanta gente na rua, no ultimo dia do ano, não só a participar, como a assistir, é magnifico para quem corre, sentir esse apoio, esse calor humano à sua volta, mas que as pessoas que assistem ao evento têm de ser esclarecidas, pois existem duas partidas para as atletas femininas e para os masculinos, e ela como corre com guia que é masculino, acaba por ouvir uns comentários menos agradáveis, de pessoas que desconhecem a realidade, de que “assim não vale”,”estás em vantagem com as adversárias””, entre outros, mas nem isso a esmorece, e quando tem a oportunidade esclarece os motivos, pelo que apelou à organização, esclareça os espectadores da situação antes da partida.
Doroteia Peixoto vencedora da edição anterior volta a marcar presença nesta edição, salientou: “Nunca tinha participado num evento com tanta gente na rua a assistir, o calor humano que se sente, os incentivos do público para os atletas é impar e motivador”
Sobre o evento, sobre a sua vitória nesta edição, mencionou “que existe uma concorrência de respeito, de qualidade das atletas presentes, que no decorrer da prova, se verá quem se adaptará melhor, e utiliza uma estratégia que levará à vitória”
Drª Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora, salientou que “Este é um grande evento da Amadora, com ou sem chuva, é sempre muito participada, a ultima e única prova, a única São Silvestre realizada no ultimo dia do ano, por isso o total empenho da Autarquia na sua realização, empenhando-se edição, após edição para que seja um êxito, e contribua não só para o aumento da prática desportiva, como também do nome da Amadora, enquanto localidade do desporto”
Fotos: Miguel David