Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Pombal Oeste, a aventura do Trail Noturno

Decorreu a quarta edição do Trail Noturno Pombal Oeste, a organização esteve a cargo da União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca em parceria com os Bombeiros Voluntários de Pombal e o Município de Pombal com o apoio técnico da Lap2go na cronometragem das provas, e de OPraticante.pt como média.

Pombal Oeste

Vem vestir esta farda, a farda da solidariedade

À semelhança de edições anteriores, o valor angariado com as inscrições de atletas e caminheiros, teve um cariz solidário, “Vem vestir esta farda, a farda da solidariedade” valor esse a reverter na sua totalidade a favor dos Bombeiros Voluntários de Pombal, para a aquisição de material de combate a incêndios, apoio a acidentes e equipamento de proteção individual.

Trail Noturno Pombal Oeste

A edição deste ano teve início como habitualmente no largo do Rossio da Guia pelas 20h30 e a meta mais uma vez no quartel da 5ª Companhia (Oeste) dos Bombeiros Voluntários de Pombal.

A edição de 2019 foi composta da seguinte forma:

Trail Noturno Pombal Oeste

Trail Sénior

O Trail Sénior destinado a praticantes de idade superior a 18 anos, teve um percurso de cerca de 19km e 600 D+, de grau de dificuldade médio, percorrendo trilhos nas localidades da Mata Mourisca, Ilha e Guia onde os atletas foram colocados á prova com subidas desafiantes, descidas com muita lama, rios, riachos, túneis e até nevoeiro.

Trail Júnior

O Trail Júnior com um percurso de cerca de 8km de grau de dificuldade médio destinado a praticantes de idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos.

Caminhada normal e a aventura no Pombal Oeste

Nesta edição a organização optou por inovar e existiram duas caminhadas disponíveis, a caminhada normal e a aventura, ambas com 10km, com partida em simultâneo, sendo que em partes do percurso os caminheiros poderiam optar por troços de maior grau de dificuldade.

No dia da prova choveu durante todo o dia, no entanto a cerca de uma hora do início da partida parou de chover o que tornou ainda mais aliciante percorrer estes trilhos fantásticos com lama e quedas à mistura.

Momentos antes da partida foi ministrado um breve aquecimento a quem quis participar, onde não faltou a boa disposição e que serviu para descomprimir e confraternizar com amigos e atletas de várias equipas presentes neste evento.

Trail Noturno Pombal Oeste

Depois de alguns anos a participar em provas de trail, fui desafiado a percorrer um trilho em modo noturno e gostei bastante, com alguns percalços à mistura, pois embora a marcação do percurso estivesse irrepreensível, não me apercebi da cor destinada ao trail longo e aos 10 km já estava a chegar à meta, junto com os meus companheiros de equipa Zina Fernandes e Miguel David.

 

Ao chegar à meta, um membro da organização teve uma excelente atitude, já estava previamente informado pelo meu colega Miguel que nos encontrávamos perdidos e verificou que estávamos tristes pelo engano e com muita vontade de concluir a prova e então deu-nos a oportunidade de voltar à prova, transportando-nos de carrinha até um local próximo do quartel dos bombeiros (+/- 10 kms) e lá fomos os três juntos de novo até à final, motivados e completando mais este desafio de superação.

Correr à noite nos trilhos, uma aventura

Devo dizer que fiquei fã de correr à noite nos trilhos e certamente voltarei em futuras edições.

Como referi anteriormente o percurso encontrava-se muito bem sinalizado com quatro cores distintas consoante as provas e existiram três abastecimentos sendo um de líquidos e dois de sólidos e líquidos, com marmelada, frutos secos, banana, laranja…

E por falar dos abastecimentos, um deles com tenda montada, meia dúzia de pessoas menos jovens assistiam à passagem dos participantes, enquanto um deles nos animava com a sua concertina, junto a uma lagoa, que convidava a tomar banho, foi mais um dos momentos marcantes do percurso.

 

Eu e os meus colegas de equipa gostámos tanto dos últimos 2 km do percurso, onde encontrámos uma descida acentuada, com bastante lama, onde o aconselhável era evitar correr, para não cair, a que seguiu uma ribeira que mais parecia um spa, dois túneis separados a meio por uma escada em madeira e para finalizar uma passagem pelo interior de umas manilhas mais favoráveis a quem não tem dores nas costas! Tivemos mesmo que o repetir.

 

Na meta foi servido um saboroso reforço alimentar constituído de caldo Verde, sandes de rernil, fruta, gelatina, tudo isto regado com umas belas e fresquinhas cervejas e sumos.

Quero agradecer em meu nome pessoal e de OPraticante.pt aos voluntários e aos bombeiros presentes durante o percurso, que ao terem conhecimento por parte da organização, de que nos encontrávamos ainda em prova e distantes do atleta vassoura, tiveram a gentileza de não abandonarem os locais por onde teríamos de passar até final, enorme exemplo.

Os grandes vencedores desta magnífica prova foram:

Trail Sénior – 19 Km

1ª – Daniela Silva – Vilaventura trail Running Team com o tempo 02:36:53
2ª – Ana Carvalho – Vilaventura trail Running Team com o tempo 02:49:07
3ª – Tânia Pedrosa – Rocket Team com o tempo 02:52:40.

1º – Joel Couto – Grupo Alegre Unido Bajouca com o tempo 01:42:11
2º – Diogo Alves – Dá-lhe Gás Team com o tempo 01:55:59
3º – Rui Cadete – individual com o tempo 01:56:05.

Pombal Oeste
Rui Marques Silva – Salamandrecos

Trail Noturno Pombal Oeste, a prova dos primeiros pódios

Rui Marques Silva vencedor do escalão M45 declarou-nos “Foi a primeira vez que participei no Trail Noturno Pombal-Oeste e achei tudo fantástico. Levantamento de dorsais sem problemas, muita animação na partida e um percurso bastante variado, alternando single tracks que ziguezagueavam por entre as árvores, com estradões que permitiam impor algum ritmo e/ou pôr a conversa em dia com outros atletas.

Referindo “No final um belo abastecimento que serviu para repor as energias. Para culminar tive direito ao meu primeiro pódio. Consegui levar a camisola dos Salamandrecos ao lugar mais alto do pódio, tendo ficado em 1º lugar no escalão M45. Uma prova a repetir tanto pelos trilhos, como pela organização.

Trail Noturno Pombal Oeste

Trail Júnior – 8 Km

1º – Daniel Cabecinhas – Grupo Alegre Unido Bajouca com o tempo 00:53:52
2º – Gonçalo – Individual com o tempo 00:54:49
3º – Hugo Jordão – individual com o tempo 00:54:54

1ª – Maria Cabecinhas – Grupo Alegre Unido Bajouca com o tempo 01:34:11
2ª – Diana – individual com o tempo 01:40:45
3ª – Bruna Rodrigues – individual com o tempo 01:40:46

Trail Noturno Pombal Oeste
Nuno Fernandes, Miguel David, Zina Fernandes, David Silva de OPraticante.pt com Sílvia Pedro

Opraticante.pt marcou presença e obteve dois pódios

A equipa do Opraticante.pt esteve representada por quatro atletas, que obtiveram os seguintes resultados:

David Silva – 54º Geral e 3º Veterano M55 – 03:32:17
Zina Fernandes – 59º Geral e 4º Veterana F40 – 04:08:33
Nuno Fernandes – 60º Geral e 7º Veterano M45 – 04:08:33
Miguel Silva – 61º Geral e 2º Sub 23 – 04:08:33

Ouvimos David Silva o gestor deste projecto, que no final trazia estampado um sorriso de orelha a orelha pelo seu pódio “Foi gratificante, mais uma vez sai do sofá, e estive num evento a participar, mesmo sem grande treino, superei-me e terminei, o mais importante com saúde. Uma palavra de felicitações pelo belo percurso que a organização nos proporcionou, de tudo tivemos direito no seu decorrer.

Rita Branco – individual e David Silva – OPraticante.pt

Uma palavra de agradecimento a uma companheira de corrida Rita Branco de seu nome que conheci no decorrer da corrida, e juntos fizemos o percurso, ajudando-nos mutuamente e para ambos foi o primeiro pódio, se podia ser melhor, podia se treinasse, mas fica o compromisso de começar a treinar mais

IV Trail Nocturno Pombal – Oeste, que agradável surpresa!

Prova fantástica no início, meio e fim. Tudo 5 estrelas ⭐️. Excelente organização, simpatia e disponibilidade de todos. Trilhos fantásticos, muito bem marcados, um carrossel de aventura! Abastecimentos muito bons, nada faltou! ” foram as palavras que Rita Branco expressou à nossa equipa de reportagem.

Uma prova especial para mim pois marcou o meu primeiro pódio, 2.º lugar F40, superação que se deve muito ao meu parceiro de prova, David Silva, que não arredou pé ao longo dos 19,… K. O verdadeiro espírito do trail!” concluiu.

Visualize mais fotos efectuadas por Pedro Ferraz.com, identifica-te e identifica os teus amigos.

Página do evento.

Página da organização.

Página dos Bombeiros Voluntários de Pombal.

Texto: Nuno Fernandes
Fotos: Pedro Ferraz.com

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta