Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Portugal “O” Meeting (POM), a maior prova de Orientação

Decorreu no fim-de-semana alargado de Carnaval, em Santiago do Cacém, o “Portugal O’ Meeting” (POM), a maior prova de Orientação que se realiza em Portugal.

Portugal

“Portugal O’ Meeting”

Santiago do Cacém e Sines foram os escolhidos para receber a XXV edição do mítico evento de Orientação pedestre POM 2020 – “Portugal O’ Meeting”.

A organização do “Portugal O’ Meeting” está a cargo do Clube de Orientação do Litoral Alentejano (COALA) e da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) numa parceria entre estes clubes alentejanos e os municípios de Santiago do Cacém e de Sines.

Outro aspeto importante foi a realização de treino em 3 dias o que proporcionou 7 dias de atividades desportivas e consequente estadia na região para os esperados mais de 2 mil atletas estrangeiros.

Estiveram presente 2429 atletas, oriundos de 36 países, sendo o maior contingente estrangeiro da Finlândia, com 306 atletas. Portugueses foram 673.

Neste ambiente altamente competitivo, são poucos os portugueses que conseguem aproximar-se dos primeiros lugares.

O POM é constituído por quatro etapas.

O POM é constituído por quatro etapas. Este ano, a primeira etapa aconteceu em ambiente urbano, na cidade de Santiago do Cacém, no sábado. As três restantes etapas realizaram-se em floresta.

No domingo decorreu uma etapa de Distância Longa onde as opções alternavam entre utilizar caminhos ou seguir a corta mato.

Nestas etapas, o fator corrida assume grande importância. Mas sem esquecer que se trata de orientação, é importante que a corrida seja acompanhada de uma correta leitura do mapa.

Na segunda-feira e na terça de Carnaval, disputaram-se duas etapas de Distância Média. Neste caso, as pernadas eram mais curtas e o terreno mais técnico. Os atletas tinham que ser rápidos a tomar a direção correta e seguir sempre sobre a “linha vermelha”, ou seja, pela distância mais curta.

Portugal

Página do evento.

Texto: Amigos da Montanha – Henrique Dias/OPraticante.pt
Fotos: Portugal “O” Meeting

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta