Regata Internacional de Barcos-Dragão em Macau

Pela primeira vez uma equipa portuguesa, composta maioritariamente por atletas do Concelho do Seixal e da Freguesia de Amora foi convidada para a grande regata internacional de Barcos Dragão de 2015 que se realiza no Centro Náutico do Lago Nan Van em Macau no dia 20 de Junho.

Esta regata, que todos os anos se realiza em Macau, foi preparada ao pormenor pelos responsáveis do Instituto do Desporto de Macau. As equipas terão nos dois dias que antecedem a prova, treinos de preparação e adaptação ao ambiente e plano de água.
A Regata teve início nos dias 13 de Junho com provas classificativas em pequenas embarcações (de 12 lugares), na distância de 200 metros, categorias Open, Senhoras e funcionários do Estado. No dia 14 de Junho disputaram-se as corridas em grandes embarcações (de 22 lugares) na distância de 500 metros categoria Open e Senhoras.

Será a grande oportunidade para algumas equipas chegarem à grande final, no dia 20 de Junho. O Regulamento da Prova definiu, previamente, que a final  será disputada apenas em grandes embarcações e na distância de 500 metros, envolvendo um número de atletas a rondar os dois milhares.

A equipa portuguesa, designada Amora – Seixal Team, irá encontrar na final do dia 20 de Junho, na categoria Open 36 equipas macaenses e de vários países, tecnicamente evoluídas a concorrerem para os trofeus e prémios pecuniários em disputa. Teremos ainda neste dia, 18 equipas da categoria Senhoras e um número indeterminado de equipas de Estudantes Universitários, locais e não locais, que constituem outra categoria.

Para além da competição, os Barcos-Dragão representam magia, pelas cores, bandeiras,  e o rufar dos tambores que marcam a cadência das remadas. As margens do lago apinhadas de gente, os barcos de apóio e as buzinas a dar o início das provas fazem das regatas de barcos-dragão um dos desportos de eleição em Macau.

Parceiros