Rosas / Oliveira e Roberto / Kibinho Campeões Nacionais de duplas

Juliana Rosas / Tânia Oliveira e Roberto Reis / Fabrício Kibinho Silva sagraram-se campeões nacionais, respectivamente em femininos e masculinos, após vencerem as finais dos Campeonatos Nacionais de Duplas – Voleibol de Praia, disputadas, pela sétima vez consecutiva, na Praia da Ribeira, na Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, uma das 7 maravilhas de Portugal.

Rosas / Oliveira revalidaram

Juliana Antunes Rosas e Tânia Oliveira revalidaram o ceptro conquistado no ano passado ao superarem (2-1: 18-21, 21-9 e 15-7) Vanessa Paquete / Joana Resende.

Ana Freches e Raquel Lacerda subiram ao último degrau do pódio após vencerem (2-1: 21-19, 20-22 e 15-10) Daniana Esteves / Joana Gonzalez.

Roberto / Kibinho recuperaram o ouro

Campeões em 2010, 2011, 2012 e 2014, Roberto e Kibinho recuperaram o ouro ao superarem, na Final, Fabrício Barros / José Pedro Monteiro por 2-1 (13-21, 21-18 e 15-11).

No jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares, João Simões / Miguel Tavares Rodrigues superiorizaram-se (2-1: 14-21, 21-17 e 15-11) a Januário Silva e Sebastião Leão .

História do Voleibol de praia em Portugal

A prática do voleibol nas praias portuguesas tem a sua origem nos anos cinquenta, quando, em algumas das praias mais frequentadas, como, Espinho, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Costa da Caparica, Carcavelos, Paços de Arcos e Praia das Maçãs, os banhistas começaram a sua prática.

voleibol

Primeira referência

A primeira referência oficial ao Voleibol de Praia encontra-mo-la na acta da reunião da Direcção da Federação Portuguesa de Voleibol de 14 de Junho de 1967 quando é tomado conhecimento do ofício enviado por “Public Parks and Recreation Administration” de Porto Rico, comunicando a realização do 1º Torneio Mundial de Praias em equipas de 2 jogadores.

Em 12 de Julho desse ano, a F.P.V. decide organizar um “Torneio de Praias” podendo cada praia participar com mais de uma equipa. Desta decisão foi dado conhecimento a todas as Associações. Sabe-se ainda que, em 26 de Julho foi apreciado pela direcção da F.P.V. o ofício da Comissão Municipal de Turismo da Póvoa de Varzim disponibilizando a praia da Póvoa para a realização do Torneio. Dias depois, a Junta de Turismo de Vila Praia de Âncora manifesta idêntico interesse.

1º Torneio

Em 23 de Agosto desse ano a Direcção da F.P.V. decide relativamente ao 1º Torneio:
“Organizar uma fase regional constituída por dois grupos:
– Grupo Norte: para as equipas da Póvoa de Varzim e Vila Praia de Âncora;
– Grupo Sul: com as equipas da Praia das Maçãs, Ericeira, Costa da Caparica e Barreiro; Decide ainda que a Final se realizaria na Figueira da Foz em 23 de Setembro e atribui um subsídio de mil escudos a cada uma das equipas finalistas”.

Este 1º Torneio de Voleibol de Praia foi ganho por uma equipa da Póvoa de Varzim denominada “Os Catedráticos”. O 2º Torneio realizado no ano seguinte tem o seguinte desfecho:
1º Classificado: Praia do Alemão – Matosinhos
2º Classificado: Praia de Peniche

Durante a década de 70 a prática do Voleibol de Praia atravessa uma fase de ofuscamento à qual não serão alheios os acontecimentos sócio-políticos que o país viveu.

Anos 80

Nos anos 80 surge de novo a sua prática através dos Torneios da Costa da Caparica organizados pelo seu Clube de Campismo a partir de 1986 que eram utilizados pelos jogadores de voleibol para a sua grande festa anual. Diversas organizações se restabelecem a nível nacional da F.P.V., através dos torneios T.L.P., Gelatti Motta (Juniores) e Spalding, começando a versão 4×4 a predominar sobre o 6×6.

1ª prova de duplas

Em 1991 é reorganizada a 1ª prova de duplas no Torneio Internacional da Casca realizado em Espinho provocando uma onda de entusiasmo pela modalidade que culmina com a realização do 1º Campeonato Nacional de Voleibol de Praia em duplas masculinas, em Carcavelos, no ano de 1993, tendo sido vencedora a dupla Miguel Maia e João Brenha que repetiriam esta vitória. É neste ano que se realiza também o Campeonato Nacional de Juniores na versão 4×4.

No ano seguinte, 1994, teve início o Campeonato Nacional Feminino tendo sido vencedora a dupla Maria José Shuller e Cristina Pereira.

A 1ª participação internacional foi protagonizada pela dupla Nelson Puga e João Neves, que representaram Portugal em 1992 no Torneio Internacional de Luanda, em Angola, alcançando o 4º lugar.

Em 1993, Miguel Maia e João Brenha participam no 1º Campeonato da Europa realizado em Almeria, Espanha, tendo obtido o 5º lugar na classificação final.

Também neste ano ocorre a 1ª participação feminina ao nível internacional, nos Jogos Mundiais realizados em Haia, Holanda, através da dupla Maria José Schuller e Cristina Pereira que obtém o 7ºlugar.

Em 1994, Maia e Brenha vencem a etapa de Espinho do Campeonato Europeu e estreiam-se no Circuito Mundial de Voleibol de Praia realizado no Japão.

E foi o inicio da aventura do voleibol de praia, que tem levado a boas representações dos representantes lusos, bem como da realização em território nacional de grandes eventos da modalidade.

Mais informação aqui.

Parceiros