Salgueiros Running domina a corrida do Atlântico

Salgueiros

Foto: José Coutinho

Estamos no mês de Junho, tempo para corridas ao fim da tarde, apreciar um bom pôr-do-sol junto à praia, sentir a temperatura amena com a maresia do mar. Era tão bom quando as estações do ano se diferenciavam! Agora em pleno mês de Junho experienciamos condições invernais com chuva, vento e frio e foi nestas condições que decorreu mais uma edição da corrida do Atlântico.

A corrida do Atlântico aconteceu no passado Sábado (9) de junho na praia das Angeiras, Lavra, Matosinhos e foi uma organização da ProEvents. A completar o evento esteve uma corrida cronometrada de dez quilómetros e ainda a tradicional caminhada na extensão de cinco quilómetros.

Salgueiros
Foto: José Coutinho

Percurso para se obterem boas marcas

A corrida do Atlântico tinha partida e chegada na praia das Angeiras Norte. Aos atletas era proposto um percurso de dez quilómetros a realizar em duas voltas.

Com cerca de meia légua, o percurso levava os atletas pela avenida da praia das Angeiras, Rua Prof. Ofélia da Cruz Costa, Rua do Padre Amaro e Rua da Aguadela onde se fazia o retorno em sentido inverso.

Foto: José Coutinho

Neste percurso, os atletas tinham sempre como visão de fundo o Oceano Atlântico que banha as praias locais por onde os atletas corriam, praia das Angeiras, praia do Funtão e praia das Pedras do Corgo. Resumindo, os atletas passavam quatro vezes nos mesmos locais, duas vezes em cada sentido.

O percurso era adequado para os atletas obterem boas marcas pois tirando duas subidas leves, o percurso era totalmente acessível e plano. A principal dificuldade da prova não estava certamente no percurso da prova. Atrevo-me a dizer que apesar de se passar quatro vezes nos mesmos locais em nada se sentiu essa repetição e a prova fluiu em boas condições.

Foto: José Coutinho

Vencedores

José Rocha vence a corrida do Atlântico

O grande vencedor e dominador da corrida do Atlântico de princípio a fim da prova foi José Rocha do Salgueiros Running que terminou a prova com 37.33minutos. Na segunda posição ficou José Almeida da Academia Fernanda Ribeiro com 38:05minutos e a fechar o pódio, Renato Almeida com 38.56minutos.

Pódio masculino – Foto: José Coutinho

Marta Martins vence competição feminina

Na variante feminina da prova, a grande vencedora foi Marta Martins também do Salgueiros Running. A atleta do clube de Paranhos terminou a prova com 47:12minutos. A completar o pódio ficou Alexandra Coelho com 47:28min e Natasha Popova com 48:32minutos.

Pódio feminino – Foto: José Coutinho

A prova teve vencedores por escalão e estes foram os seguintes:

Na competição masculina triunfaram Carlos Gomes do Salgueiros Running (Seniores), Nuno Vidal do Nascidos Para Correr (VET I), Pedro Sanches do G. D. Leões da Agra (VET II), Francisco Santos do G. D. Leões da Agra (VET III), Alberto Sampaio do Boavista FC (VET IV), Jacinto Oliveira do Carcavelos Synergie (VET V) e Adérito Alves do Salgueiros Running (VET VI).

Foto: José Coutinho

Na competição feminina venceram Sara Eiró do Salgueiros Running (Seniores), Monica Sá do Salgueiros Running (VET I), Eugenia Teixeira do KEEPMOVING (VET II) e Paula Quintela do Xirobloc (VET III).

Opraticante.pt sobe ao pódio

Opraticante.pt conquistou um lugar de pódio da corrida do Atlântico com Filomena Soares a vencer a competição na categoria de VET V com um tempo final de 01:07:08.

Filomena Correia – OPraticante.pt – Foto: José Coutinho

Uma saudação aos presentes

Antes de apresentar os meus pontos sobre a prova, permitam-me que deixe aqui duas notas introdutórias.

Na minha opinião, a data desta prova não foi a mais adequada. Muitas foram as provas que aconteceram neste fim-de-semana (meias maratonas, corridas nocturnas, corridas de dez quilómetros). A prova teria tudo a ganhar se tivesse acontecido na semana anterior que foi um fim-de-semana menos preenchido no calendário.

O segundo ponto é que as condições atmosféricas que marcaram a prova não convidavam nada a um final de tarde de corrida. Perante as condições agrestes que se faziam sentir, mais de uma centena de corajosos lá se fizeram à estrada. Já diz o ditado que só faz falta quem está e assim temos que dar os parabéns a todos os presentes na corrida do Atlântico, seja para correr ou caminhar. Foram poucos mas bons e lembrem-se que por vezes são provas deste género que ficam na memória.

Foto: José Coutinho

Prova com excelente organização

A ProEvents colocou o quartel-general da prova junto ao restaurante lançar o isco. Era aí que acontecia entrega dos dorsais. A entrega decorreu de forma expedita. Aos atletas era dado um saco alusivo à prova com uma t-shirt técnica branca, o dorsal e o chip.

No final para além da medalha finisher, os atletas recebiam águas e uma bola de Berlim. Para um preço de inscrição de 8/10 euros, o que foi entregue aos atletas está de nível satisfatório.

Foto: José Coutinho

No que toca à organização do percurso, este teve sempre bem seguro e isolado por parte dos agentes de autoridade, a quilometragem da prova esteve bem colocada com placas informativas. A prova teve um abastecimento de águas ao quilómetro cinco e o facto de coincidir com a linha partida/chegada permitiu posteriormente uma melhor limpeza do espaço.

A prova teve um excelente speaker que mesmo com as condições meteorológicas adversas tentou puxar ao máximo pelos participantes tendo para isso entrevistado alguns atletas e apresentado tempos e recordes do percurso.

Paula Quintela do Xirobloc vencedora do escalão VET III – Foto: José Coutinho

Pouco público mas bom ambiente na prova

Dado o tempo que se fazia sentir, o apoio popular junto ao percurso da prova era pouco mas mesmo assim ainda se ouviam alguns aplausos vindos dos habitantes locais que estavam ora nas suas janelas, ora nas esplanadas dos cafés locais. Mas mesmo que estes não dessem o apoio, alguns atletas faziam sozinhos a festa, porque correr é uma alegria.

Fernanda Alves dos Tartarugas do Asfalto, incansável no apoio aos atletas do pelotão – Foto: José Coutinho

Outro aspecto que mostra bem a forma como os atletas presentes mostraram o seu espírito de corrida foi o facto da entrega de prémios ter decorrido debaixo de condições muito desagradáveis de tempo. A chuva tinha acentuado e vinha tocada a vento mas mesmo assim foram muitos que ficaram presentes para a cerimónia e baterem palmas aos vencedores.

Foto: José Coutinho

Mais uma bela medalha apresentada pela oficina das medalhas

Algo que se tem destacado nas várias provas da ProEvents este ano é beleza e a qualidade das suas medalhas de finisher que são um trabalho da Oficina das Medalhas. A medalha desta prova não foi excepção e com uma representação de aspectos marítimos, a medalha oferecida faz mesmo ao jus ao nome da prova, corrida do Atlântico.

Foto: José Coutinho

Salgueiros Running triunfa nas Angeiras

No mês anterior, a Nascidos para Correr dominou a Corrida da Marginal de Miramar mas com o Salgueiros Running a dar boa réplica. Agora na corrida do Atlântico, foi a vez do conjunto portuense responder à altura e tomar praticamente conta da corrida na praia das Angeiras.

Num total de trinta e dois atletas presentes na prova principal, o grupo trouxe para Paranhos catorze troféus e onde não podiam deixar estar os troféus de classificação por equipas e também equipa mais numerosa. Podem saber mais sobre este grupo.

Equipa Salgueiros Running – Foto: José Coutinho

Corrida do Atlântico, uma boa prova, mas o São Pedro não ajudou

A corrida do Atlântico faz parte de um conjunto de provas sunset propostas pela ProEvents para o período de Verão. Como já mencionado anteriormente, a ideia é boa mas de facto a edição deste ano foi totalmente traída pelas condições meteorológicas.

Mesmo assim, houve um aumento de participação na prova em relação ao ano transacto, com esta a atingir mais de uma centena de participantes. Na verdade, nada de errado há a apontar em termos organizativos, foi uma prova de baixo destaque mas organizada de modo correcto e onde a ProEvents mostra que tem capacidade para organizar boas provas. Só tem de continuar a divulgar o seu trabalho de modo a aumentar o seu espaço no plano do atletismo nortenho.

A próxima prova do calendário ProEvents acontecerá no dia 21 de Julho em Macieira da Maia, Vila do Conde com a Torreão Running Macieira. Mais informações sobre a prova.

Visualize mais fotos efectuadas por José Coutinho sobre o evento.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Nuno Fernandes
Fotos: José Coutinho

Parceiros