Todos os caminhos foram dar ao Estádio do Algarve

Estádio

Todos os caminhos foram dar ao Estádio do Algarve nos dias 9 e 10 de junho de 2018, ou para alguns cuja presença começou a ficar registada logo no dia 08 de junho.

Foto: Sandra Conceição

Estádio do Algarve

A chegada das equipas e atletas começou-se a registar-se logo depois das 15 horas do dia 08 junho, calmamente iam chegando e procurando os lugares que tinham marcado algumas semanas antes. Sim, marcar lugar para que a logística pudesse ficar o mais acessível possível.

Para a estreante equipa OPraticante.pt / SFOA Cycle Team, composta por 4 elementos Rui Bastos, Luis José, Nelson António e Igor João, a aventura deu inicio pelas 14h30 com a partida da Cidade de Amora, sede da equipa, em direção ao local da prova, 297kms percorridos, sempre em boa disposição.

Foto: Sandra Conceição

Levantamento de dorsais e registo de chips efetuados, hora de montar acampamento, aqui notou-se logo a entreajuda que existe neste tipo de provas, uma equipa já presente disponibilizou-se de imediato para ajudar e não aceitaram um não.

Eramos uns completos amadores nesta prova, mas mesmo assim marcamos bem a nossa presença, tínhamos ao nosso dispor, uma nutricionista, team leader, psicóloga, cozinheira. O nosso enorme obrigado a Jesus José.

Foto: Paula Silva

8ª edição das 24h de BTT da Altimetria Associação Desportiva

Altimetria Associação Desportiva voltou organizar 24h de BTT, já vão na 8ª edição e sempre com presenças de novas equipas e magnificas surpresas.

A prova esteve de volta ao Estádio do Algarve com um circuito de pura resistência, durante 24h, os participantes superaram-se, percorrendo num circuito fechado no interior e exterior do mesmo, com o inico às 12h00 do dia 09-06-2018 e términus às 12h00 do dia 10-06-2018.

Organizada pela Altimetria Associação Desportiva, uma organização sem fins lucrativos, que visa a prática do ciclismo nas vertentes BTT, Estrada e Cicloturismo, foi realizada num circuito de resistência aprox. 9 Km.

Foto: Sandra Conceição

Percurso

Falemos então do percurso: um percurso na 1ª parte com muitas partes técnicas, curvas apertadas obrigando os atletas a umas constantes mudanças de velocidade e força. Umas passagens por baixo de tuneis com ajuda de rampas em paletes, tanto a descer como a subir. Uma zona em que os atletas se cruzavam uns por ponte e outros a passaram por baixo da mesma. Muito bem marcado, não deixando qualquer dúvida ao atleta por onde seguir.

Faltando um ponto de abastecimento rápido a meio da prova, ele existia, mas obrigava o atleta a parar, perder algum tempo, pois era uma simples torneira.

Foto: Paula Silva

2ª parte com zonas mais rápidas, com algumas rectas, zonas mais largas do percurso, onde os atletas aproveitavam e imprimiam alguma velocidade e efetuavam ultrapassagens com mais segurança. As subidas e descidas das torres do Estádio, desafiavam volta após volta, a aderência dos pneus e concentração dos atletas.

Por volta das 19h qualquer atleta que estivesse no percurso, obrigatoriamente teria que já usar luzes, sim ainda tinham luz do dia, mas regras são regras e todos cumpriram.

Foto: Sandra Conceição

Espetáculo e as táticas na noite

Agora com a noite iria começar o espetáculo e as táticas das equipas mudavam, durante o dia foi “prego nos pedais”, agora era hora de controlar o adversário. Na zona de transição um computador disponível, era consultado volta após volta pelos atletas.

A meio da noite, um imprevisto no percurso, mas que rapidamente foi resolvido pela organização. O rebentamento de uma conduta de água que inundou uma parte do percurso, deixando o mesmo sem segurança, fez com que a organização abrisse um novo trilho e problema resolvido, os atletas continuaram em segurança e todos gostaram da opção tomada.

Foto: Paula Silva

A zona de transição muito bem colocada e marcada, só mesmo o cansaço é que originavam alguns erros na opção tomada pelos atletas nesta fase do percurso, mas completamente perdoada pela organização.

Nascia o dia e notava-se e muito o cansaço de todos, médias de velocidade, tempos por volta, concentração, mas todos mantinham o objetivo que era terminar em segurança.

Foto: Paula Silva

Várias surpresas e animações

Novamente este ano a organização presenteou as Equipas e acompanhantes com várias surpresas e animações pela noite dentro. Aulas de Zumba, massagens, cafetaria, farturas e churros, refeições e claro música para animar a malta.

Foto: Paula Silva

Desafio concluído, prova superada

Estava concluído este desafio por parte da equipa do O Praticante / Sfoa Cycle Team!

As últimas 3H de competição demonstraram que o cansaço superou a vontade! Mesmo assim, a equipa está de PARABÉNS, alcançando o 33º Lugar da Geral e mantendo o 7º lugar da Classe de equipas de 4 elementos masculinos (classificações oficiosas)!

De parabéns também esteve a organização, um agradecimento ao Luís Guerreiro, presidente da Altimetria por toda a cooperação manifestada com o nosso projecto e pelo sucesso do evento.

Foto: Paula Silva

Queremos agradecer a todos os apoiantes do nosso projeto!

OPraticante.pt
SFOA
Predial Piedense
Verge Sport Portugal
Junta Freguesia Amora

Classificações completas.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Rui Bastos
Fotos: Paula Silva / Sandra Conceição

Parceiros