Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Sporting derrota o FC Porto e conquista Taça de Portugal

O Sporting CP conquistou a sexta Taça de Portugal masculina da sua história, depois de ultrapassar o FC Porto por 87-78. Os “leões” não ganhavam este troféu desde 1980.

FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e Vitória SC conquistaram o direito de estarem presentes nesta Final Four da 71.ª edição da Taça de Portugal.

O FC Porto disputou o acesso à final com o SL Benfica que derrotou, e pelo os leões venceram o confronto dom o Vitória SC.

A fase final da prova rainha do basquetebol português não se chegou a realizar na temporada que passou, mas serviu agora de rampa de lançamento para a nova temporada, no setor masculino.

Sporting conquista a sexta Taça de Portugal da sua história

O jogo de Ovidelas teve duas partes distintas, com os “azuis e brancos” quase sempre na frente do marcador até ao intervalo, indo para os balneários com uma vantagem de dois pontos (44-42).

Mas sensivelmente a meio do terceiro quarto, os “leões” aceleraram rumo ao triunfo, e com um parcial de 8-0 viraram as contas a seu favor, nunca mais largando o comando.

O clube de Alvalade esteve em melhor plano a partir da linha de dois pontos (57% de eficácia contra 40% dos “dragões”) e beneficou dos 15 turnovers do adversário.

Uma final em que teve como principais elementos John Fields, MVP Tissot (18pts, 13res, 2ast, 2rb, 2dl), James Ellisor (24pts, 4res, 2ast, 2rb), Travante Williams (11pts, 2res, 4ast, 1rb) e Francisco Amiel (10pts, 3res, 2ast, 1rb),

Por seu turno, no FC Porto, que se mostrou mais certeiro no tiro exterior (12 triplos contra 7 dos “verde e brancos”), destacaram-se Max Landis (21pts, 2res, 2ast), Brad Tinsley (15pts, 2res, 6ast) e Larry Gordon (14pts, 4res, 2ast, 2rb).

História da Taça de Portugal

Com 22 títulos conquistados, o SL Benfica é a equipa que mais Taças de Portugal apresenta no palmarés.

O FC Porto, à Taça conquistada em 2019 junta mais 14 triunfos na prova rainha do basquetebol nacional.

O Sporting CP já levantou com esta edição a Taça por seis ocasiões, sendo que a anterior tinha sido em 1980.

O Vitória SC também já tem o seu nome inscrito entre os vencedores, depois das conquistas alcançadas em 2007/08 e 2012/13.

Texto: Henrique Dias – OPraticante.pt / Federação Portuguesa de Basquetebol

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta