Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq
Coluna Esq

Stress e Ansiedade, como lidar com as situações

Uma situação de confinamento voluntário ou obrigatório traz novos cenários ao nosso quotidiano, nomeadamente a ansiedade e o stress.

O surto de coronavírus 2019 (COVID-19) pode ser stressante para as pessoas. O medo e a ansiedade sobre uma doença podem ser esmagadores e causar emoções fortes em adultos e crianças.

Lidar com o stress fará com que o próprio, as pessoas de quem gosta e a sua comunidade se tornem mais fortes.

As pessoas reagem de maneira diferente a situações stressantes. A forma como reage ao surto pode depender da sua experiência anterior de vida, das coisas que o diferenciam de outras pessoas e da comunidade em que vive.

Stress
Foto: Roberto David / Istockphotos inserido em Science news

O stress durante um surto de doença infeciosa pode incluir:

• Medo e preocupação com a sua própria saúde e com a saúde de seus entes queridos
• Mudanças nos padrões de sono ou alimentação
• Dificuldade para dormir ou se concentrar
• Agravamento dos problemas de saúde crónicos
• Maior uso de álcool, tabaco ou outras drogas

Estratégias para autogestão em situações de potencial stress:

• Fazer pausas ao assistir, ler ou ouvir notícias, incluindo as redes sociais. Estar constantemente a ler/ouvir notícias sobre a pandemia pode ser perturbador.
• Ter cuidado com o próprio corpo. Respire fundo, alongue ou medite. Tente fazer refeições saudáveis e equilibradas, exercite-se regularmente, durma bastante e evite álcool e drogas.
• Arranjar tempo para relaxar. Tente fazer outras atividades que você gosta.
• Conectar-se com outras pessoas. Converse com pessoas em quem confia sobre as suas preocupações e como se está a sentir.

Ligue para o seu médico se o stress condicionar repetidamente as suas atividades diárias por vários dias seguidos.

stress
Foto: Alimento vetor criado por macrovector – br.freepik.com

Reduza o seu stress e ajude a prevenir o dos que o rodeiam

Compartilhar os fatos sobre o COVID-19 e entender o risco real para você e as pessoas de quem você gosta pode tornar um surto menos stressante.

Ao compartilhar informações precisas sobre o COVID-19, você estará a ajudar as pessoas a se sentirem menos stressadas e permitirá que se conecte com elas.

Para os pais

As crianças e os adolescentes reagem, em parte, ao que veem nos adultos ao seu redor. Quando os pais e cuidadores lidam com o COVID-19 com calma e confiança, convertem-se numa fonte de melhor suporte para os seus filhos.

Os pais podem ser mais tranquilizadores para os outros ao seu redor, especialmente as crianças, se estiverem melhor preparados.

Foto: @wavebreakmedia

Nem todas as crianças e adolescentes respondem ao stress da mesma forma. Algumas alterações comportamentais comuns podem incluir:

• Choro ou irritação excessiva
• Retrocesso relativamente a comportamentos que superaram (por exemplo, enurese)
• Preocupação ou tristeza excessiva
• Hábitos alimentares ou de sono não saudáveis
• Irritabilidade e comportamentos extremados em adolescentes
• Mau desempenho ou evitação escolar
• Dificuldades atencionais e de concentração
• Evitamento de atividades que no passado eram divertidas
• Dores de cabeça inexplicáveis ou dores no corpo
• Uso de álcool, tabaco ou outras drogas

Há muitas coisas que você pode fazer para apoiar e ajudar o seu filho:

• Converse com o seu filho sobre o surto de COVID-19. Responda a perguntas e partilhe factos sobre o COVID-19 de forma simples e compreensível.
• Tranquilize o seu filho quanto à sua segurança. Faça-o saber que está tudo bem se se sentir chateado. Partilhe com ele como você lida com o seu próprio stress, para que eles aprendam consigo a lidar com as emoções.
• Limite a exposição da sua família à cobertura de notícias, incluindo as redes sociais. As crianças podem interpretar mal o que ouvem e podem ter medo de algo que não entendem.
• Tente manter rotinas regulares. Se as escolas estiverem fechadas, crie um cronograma para atividades de aprendizagem e atividades relaxantes ou divertidas.
• Seja um modelo. Faça pausas, durma bastante, faça exercícios e coma bem. Conecte-se com seus amigos e familiares.

Fontes: Organização mundial de saúde (www.who.org); National Center for Immunization and Respiratory Diseases (NCIRD), Division of Viral Diseases

Texto: Doutor João Lameiras (Psicólogo da Equipa Multidisciplinar da Federação Portuguesa de Atletismo)

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta