Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Tendências de Nutrição que tem de conhecer

Falar de uma alimentação saudável é também falar de uma dieta equilibrada e repleta de novos sabores. Conheça as oito principais tendências de nutrição que tem mesmo de conhecer!

Uma alimentação saudável é o primeiro passo para alcançar um estilo de vida mais equilibrado e com foco no bem-estar.

No entanto, e ao contrário do que muitos pensam, este tipo de dieta não tem de ser feito com base em refeições monótonas e com pouco ou nenhum sabor. O truque está em saber conjugar os alimentos certos e escolher as melhores especiarias para conseguir refeições verdadeiramente deliciosas!

A crescente procura e preocupação com o estilo de vida mais equilibrado leva a que existam constantes inovações e novas receitas a experimentar.

Se também gosta de cuidar de si através dos alimentos que consome, está na hora de conhecer as principais tendências de nutrição que vão marcar os próximos tempos!

Tendências de Nutrição a Conhecer

1. Snacks “Ready To Go”

Num ritmo de vida cada vez mais acelerado, muitas vezes temos tendência para cair na tentação dos snacks mais rápidos… e pouco saudáveis! No entanto, uma das principais tendências de nutrição atuais é ter snacks prontos a consumir e bastante saudáveis.

Ovos cozidos, pickles de vegetais, barras proteicas são apenas algumas sugestões equilibradas que deve considerar ter sempre à mão.

2. A Era da Agricultura Regenerativa

A preocupação ambiental, mais do que uma tendência, é uma necessidade para o bem-estar do nosso planeta. Nesse sentido, a agricultura regenerativa ganhou uma nova força.

Este tipo de agricultura tem em conta as boas práticas que ajudam a impulsionar a biodiversidade e que, a longo prazo, trazem benefícios para o meio ambiente. A sustentabilidade dos solos e do planeta é o principal objetivo.

Para isso, só precisa de procurar consumir marcas que sigam esta tendência, deixando de lado os químicos agrícolas e apostando na produção biológica.

3. Farinhas Alternativas

O mundo das farinhas tem vindo a crescer e já há algum tempo que vai além da tradicional farinha de trigo.

Atualmente, opções como farinha de amêndoa e de coco já se tornaram na escolha dos adeptos de uma alimentação saudável. Mas as opções são cada vez mais, algumas delas até inesperadas, como a farinha de banana!

As farinhas de frutas e vegetais, mais do que uma das principais tendências de nutrição, vão passar a estar cada vez mais presentes nas prateleiras de supermercados e menus de restaurantes.

4. Manteigas de frutos secos e muito mais

Manteiga de amendoim, de amêndoa, de caju… as opções são cada vez maiores!

Para além das manteigas de frutos secos, começam a aparecer no mercado novas alternativas, principalmente à base de sementes.

Numa tentativa de acabar com a utilização de óleo de palma, um dos responsáveis pela deflorestação, muitas marcas começam a criar novos tipos de manteiga. Entre algumas das novidades estão as manteigas de ervilhas e de sementes de melancia.

 

5. Gastronomia da África Ocidental

Os ingredientes indígenas, principalmente do oeste africano, são uma das tendências de nutrição a que deve estar atento. – O trio tomate, cebola e malaguetas assumem o protagonismo. Mas existem outros, como o gengibre, os amendoins e a citronela. Superalimentos como a moringa e o tamarindo também vão começar a ganhar um novo destaque no mercado.

6. Novos tipos de açúcar

O açúcar é essencial para que tenhamos energia. A verdadeira questão está no tipo de açúcar que escolhemos ingerir e nas quantidades.

Mas para além do tradicional açúcar branco, já consegue encontrar outras alternativas como o de coco e até de romãs. O truque está em trocar o açúcar refinado por opções mais saudáveis e com maior qualidade, como os de fruta.

Para além disso, os xaropes naturais também são uma boa opção – e saudável – para adoçar as suas refeições.

tendências

7. “Carne” Vegetal

A alimentação vegetariana e vegan tem ganho cada vez mais força. No entanto, a soja tem perdido terreno para outras poderosas e saborosas opções. Ingredientes como o grão-de-bico ou os cogumelos são algumas das principais escolhas de quem quer adicionar proteína aos seus cozinhados, deixando de lado os produtos de origem animal.

8. A Alimentação Alcalina

A alimentação alcalina tem conquistado cada vez mais adeptos. Esta dieta promove, acima de tudo, escolhas mais equilibradas, com base em alimentos naturais e orgânicos, com o objetivo de equilibrar o pH do organismo.

Este tipo de alimentação dá prioridade ao consumo de frutas, legumes e grãos, como brócolos, abacate e grão-de-bico. Segundo os especialistas, a dieta alcalina ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, a diminuir a pressão arterial e o colesterol.

Descubra mais sobre a alimentação alcalina aqui.

Estas são as principais tendências de nutrição que estão a ganhar um novo protagonismo no panorama da alimentação saudável.

Visualize também

Receitas Saudáveis para Começar Bem o Dia

Texto / fotos: Água Monchique

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta