Verão nos Escadórios do Bom Jesus

Dia 2 de Julho realizou-se a 3 ª etapa do circuito das 4 estações (etapa do verão), da corrida contra Relógio dos Escadórios do Bom Jesus do Monte em Braga com 82 inscrições e 59 participações, das quais 37 masculinas e 22 femininas.

Bom-Jesus-7

Bom Jesus do Monte

Sobre a encosta frondosa de Braga brota um magnífico santuário religioso, “o Bom Jesus do Monte”, um obra de Carlos Amarante que evoca o amor a Deus com a sua imensa escadaria de granito ladeada de muros brancos, fontes e estátuas retratando figuras bíblicas e simbólicas e que conduz a uma basílica no topo com vistas soberbas. Para lá chegar existe o elevador movido a água e os extraordinários 17 lanços de escadas com 1001 degraus, que divergem e convergem ao lado de vasos, estátuas e fontes realmente impressionantes.

E foi neste belissimo local que se realizou mais uma etapa do circuito das 4 estações.

Bom-Jesus-8

Devido talvez ao calor ouve uma taxa de ausências fora do normal.

O Verão

O verão é uma das quatro estações do ano, caracterizada por ser a estação mais quente. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são mais longos do que os dias de outras estações. Geralmente, o verão é também o período do ano reservado às férias.

O verão do hemisfério norte é chamado de “verão boreal”, e o do hemisfério sul é chamado de “verão austral”. O “verão boreal” tem início com o solstício de verão do Hemisfério Norte, que acontece cerca de 21 de Junho, e termina com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de Setembro. O “verão austral” tem início com o solstício de verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de outono, por volta de 20 de Março nesse mesmo hemisfério.

Nos tempos primitivos, era comum dividir o ano em cinco estações, sendo o verão dividido em duas partes: o verão propriamente dito, de tempo quente e chuvoso (geralmente começava no fim da primavera), e o estio, de tempo quente e seco palavra da qual deriva o termo “estiagem”. Atualmente usa-se o termo “estio” para um período de seca e também como um sinônimo para verão.

Bom-Jesus-cartazOs vencedores abençoados pelo Bom Jesus

Vencedores em femininos foram 1 ª Cristina Dias – Individual – 5m36s / 2 ª Carla Sousa – Guilhovai – 5:57 / 3ª Ana Pacheco – .Com – 6:07

Em Masculinos os vencedores foram 1 º Paulo Pereira – Guilhovai – 3:50 / 2 º Rui Silva – Individual – 3:59 / 3 º Amândio Antunes – Friend Fitness – 4:01

Em veteranos 1 º Armandino Taborda – Satecnosol Outdoor Lasportiva – 4:09
1 ª Carla Gonçalves, Individual com o tempo de 06:51

A 4 ª e última etapa do circuito de 2016 (Outono) será realizada a 01 de Outubro.

Nada melhor do que subir e descer a escadaria do Bom Jesus do Monte para exercitar o coração, vais faltar à ultima etapa

Inscreve-te já

Parceiros

Deixe uma resposta