Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

VI Trail desfrutar de um Concelho rico em história

O VI Trail “Terras do Sardão” decorrerá no Sardoal, distrito de Santarém, a 22 de setembro, integrado nas Festas do Concelho.

VI Trail “Terras do Sardão”

Numa organização do Município de Sardoal, com o envolvimento de diversas coletividades do Concelho, o evento é constituído por trajetos de diferentes distâncias: Trail Longo (35 km); Trail Curto (17 km), contando ainda com uma Caminhada.

Circuito Trail do Ribatejo e Taça de Portugal da Associação de Trail Running de Portugal

De referir que, este ano, o Trail “Terras do Sardão” integra o Circuito Trail do Ribatejo e a Taça de Portugal da Associação de Trail Running de Portugal, obtendo a devida certificação, e têm como padrinho Rodrigo Lopes e madrinha Sónia Marques.

VI Trail “Terras do Sardão” com paisagens deslumbrantes

O Trail “Terras do Sardão” é já uma referência não só a nível regional, como a nível nacional, contando anualmente com centenas de participantes oriundos de todo o país.

Ano após ano, o evento desportivo tem vindo a superar as expectativas da organização, afirmando o Concelho de Sardoal como um palco privilegiado para a prática de Trail e de outras atividades de desporto na natureza.

Por trilhos, caminhos e veredas, o Trail “Terras do Sardão” passará por várias zonas emblemáticas, nomeadamente a barragem da Lapa, os Moinhos de Entrevinhas, a Zona de Lazer da Rosa Mana e o Centro Histórico da Vila de Sardoal.

Desfrutar de um Concelho rico em história

O Sardoal, sendo um dos concelhos do Médio Tejo mais a norte do distrito de Santarém, faz fronteira com os concelhos de Abrantes, Mação e Vila de Rei.

Pela sua localização geográfica, encontra-se na confluência de três regiões distintas – Ribatejo, Alentejo e Beira Baixa – às quais foi buscar a sua identidade cultural e paisagística.

O Concelho de Sardoal é rico em história e fiel depositário de um vasto acervo cultural, em várias áreas, desde a arquitetura até à arte religiosa, passando pelo valioso património imaterial, enraizado em profundas tradições e na memória coletiva. Outro eixo de desenvolvimento turístico é o Turismo de Natureza, aproveitando os excelentes lugares naturais que o Concelho possui.

Desportos de Natureza

O Município de Sardoal tem à disposição uma rede de Percursos Pedestres que permitem aos caminhantes desfrutar de alguns dos recantos mais belos do território sardoalense, da beleza natural, do património e das tradições culturais, vivenciando uma experiência única em contexto real.

Atualmente estão criados seis Percursos Pedestres de pequena rota – “PR1 – Na Rota do Javali” (10,4 km), “PR2 – Trilho do Pastor” (7,1 km), “PR3 – Do Pão ao Vinho” (9,5 km), “PR4 – Via Romana” (12,7 km), “PR5 – Caminho da Moura Encantada” (15,5 km) e “PR6 – Calcorrear dos Resineiros” (11,5 km) – e a “GR44 – Grande Rota da Prata e do Ouro” (31 km), criada em parceria com o Município de Vila de Rei e que une as duas vilas.

Mais informações sobre os Desportos de Natureza em Sardoal.

Inscrições no Trail “Terras do Sardão”.

Página do evento.

Texto / fotos: Município de Sardoal

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta