A primeira bicicleta apareceu em 1915 e a primeira prova de BTT em 2016

05-PERUF-1
As duas únicas mulheres que se atreveram a participar

Documentos do século XI fazem referência a Pigeiros de diferentes modos: Pelagiarios, Pegiarios, Peiarios em 1085, Pigeiros em 1090, Pegeirios em 1099, mas situando-a sempre perto de Gaiate, nas Terras da Feira, onde corre o Rio Uima, o que evidencia sempre tratar-se de Stª Maria de Pigeiros.

Pigeiros era uma pequena povoação, perdida entre montes, quase sem ligação com o mundo exterior até 1928, data em que foi aberta a primeira estrada que a aproximou das freguesias vizinhas. Pigeiros tem também uma história pacata e sossegada até meados do século XVI, altura em que adquiriu acção, movimento e dinamismo, segundo nos descrevem alguns documentos da época.

Segundo a monografia “Santa Maria de Pigeiros da Terra da Feira” de 1968 do Padre Domingos A. Moreira, a mais antiga referência a Pigeiros, é a de um documento do ano de 1083, de venda de uma herdade, a Gonzaluo e sua mulher Geoluira por Sagado e mulher Sontrilde de uma “hereditate nostra propria que auemus … inter Gagiat e Peiarius” isto é, entre Gaiate (Milheirós de Poiares) e Pigeiros.

Aparece ainda referenciada como povoação em documentos do ano 1085. É descrita como freguesia pela primeira vez em 1251 nas inquirições de D. Afonso III. Antes fora vila com um senhor particular e vila honrada com a sua Quintã, desde os primórdios da monarquia. Em 1288, as inquirições de D. Dinis confirmam: «Freguesia de Santa Maria de Pigeiros. A Quintã de Pedro Affonso Ribeyro com toda a villa tragea Pedro Affonso por Honra que nom entra hy Mordomo mas entra hy Porteiro e Peitam ende Vos e coyna e omegio … dam a El Rey outo moyos de pam … Estee como estaa.».

Surgiu na freguesia a primeira bicicleta por volta de 1915 e apenas três anos depois começaram a surgir os primeiros autocarros de passageiros, que acabariam por fundar a Auto Viação Feirense. Em 1924 a Igreja recebeu uma reforma geral e um relógio de torre que ainda hoje anuncia as horas certas pelo toque do sino e onde se pode observar a data da sua implantação. A construção em 1928 da primeira estrada, tornou-a mais próxima das freguesias vizinhas, Milheirós de Poiares e Azevedo, e em 1930 a Duas Igrejas. Recebe em 1952 o primeiro telefone e só em Maio de 1956 foi inaugurada a rede de energia eléctrica.
Só nos anos 90 se concluiu a ligação de Pigeiros com Romariz, concluindo assim o acesso a todas as freguesias limítrofes.

E foi nesta localidade que se realizou a 23 de abril em Pigeiros, o 1º Grande Prémio PERUF, de resistência 3 horas BTT, num circuito preparado para receber os betetistas que foram brindados além do sol e calor, com valentes subidas e descidas (em singletrack), para derreter as pernas e debitar muita adrenalina e uma zona rolante ainda com alguma lama. Pena a anulação de uma parte preparada para o efeito,(traçada a régua e esquadro), mas que com as intempéries da semana não pôde ser usada apesar do esforço da excelente organização.

05-PERUF
Laura Bastos a vencecdora feminina

Os vencedores da 1ª Edição foram individualmente 1º Bruno Rocha – Fullwear / 2º João Silva – Garagem Paciência Bike Team / 3º Ricardo Ferreira – Fullwear todos a terminar com 13 voltas e em femininos Laura Bastos – Saertex Portugal / EDAETECH 9 voltas / 2ª Joana Machado Individual 6voltas

Colectivamente a vitória foi para o V C BIKE 3 (Pedro Bastos e Germano Cardoso) 13 voltas / 2º Sportarc – bttarouca (Ricardo Silva e João Gomes) 113 voltas / 3º V C BIKE 5 (André Melo e André Bastos) 12 voltas

Participaram na prova os atletas Valecambrenses Jorge Pinto Martins – 14º geral – 4º VetB 11 voltas do Intercaimabike, Carlos Almeida – 10º geral – 4º Elite 11 voltas e Laura Bastos – 32ª geral e 1ª Feminina 9 Voltas nesta prova a representar a equipa Saertex.

Apesar de um problema mecânico que obrigou à troca de bicicleta a meio da prova pelo Jorge, todos a concluíram com êxito.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Jorge Martins / Nuno ALmeida
Fotos: Boogie Photographie

Parceiros