Alenquer, Presépio, Trilhos e Lugares Históricos

Sob o mote Alenquer, Presépio de Portugal, foram para os trilhos e lugares históricos daquela vila no passado dia 18 de Dezembro, mais uma edição do Alenquer Xmas Trail.

Alenquer Xmas Trail 2016

Organização a cargo do clube Tough Trails Alenquer em parceria com a Câmara Municipal de Alenquer, cronometragens a cargo da Offcrono e apoio total da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Alenquer, que não esqueceu a vertente social e solidária com recolha de bens alimentares para o projecto Lancheira Escolar, teve casa cheia para a festa do Trail.

Alenquer Xmas Trail 2016

1.000 aderiram a um evento com história

Com cerca de 1000 participantes divididos entre o Trail de 22 e 12 km, bem como uma Caminhada carregada de história, onde oradores locais apresentaram os locais com mais história daquela vila aos quase 300 caminheiros presentes.

Alenquer Xmas Trail 2016

 

Trilhos, e que trilhos

A partida da prova principal, antecedeu 30 minutos do Trail de 12 kms e percorreu o interior desta bonita vila, com incursão a diversas zonas históricas numa vertente urban trail entrando depois pelos trilhos florestais. E que trilhos! Single tracks a subir, a puxar bem pelas pernas e a descer soltá-las “as pernas”, deixando-as voar!

Alenquer Xmas Trail 2016

Trilhos limpos e impecavelmente marcados, com fitas e placas direcionais e um sem fim de escuteiros em cruzamentos e mudanças de direcção bem como elementos da G.N.R. nas travessias de estradas. Primazia à segurança!

Resultados

12 kms

Fernando BaptistaHC Runners, com 1:01:27 foi o vencedor, seguido de perto por Luís VasconcelosASC Vale Grande, a 10 segundos. Nuno GonçalvesRuncrosstrail.com, precisou de 1:04:02, para completar o pódio.

Nos femininos a prova foi discutida quase ao segundo, impondo-se Marta Anselmo com 1:21:48, seguida de Margarida AmaroAMCF Arrábida Trail Team e Tetyana VakulyukCaracol Trail Team, a 32 segundos e a fechar o pódio.

22 kms

Fábio FontouraU.F.C. Indústria Atletismo venceu confortavelmente a prova dos 22kms com 1:44:05 deixando Tiago ValérioACPortalegre/UTSM e Pedro PinheiroTrilho Perdido Eventos/Imporlux, a 2 e 7 minutos de distância respectivamente.

Já no que diz respeito à classificação feminina Cristina Ponte – U.F.C. Indústria Atletismo, com o total de 2:00:27 – 9.ª Classificada à geral, não deu hipótese à concorrência, sendo o pódio completo por Sara MendesRun Team Bombarral,2:26:57 e Marta Santos – ABSANT Runners, que terminou com o tempo de 2:29:47.

trilhos Alenquer Xmas Trail 2016

Em Veteranas 40

Cristina Ponte – U.F.C. Indústria Atletismo, acumulou a sua vitória na geral, com a do escalão, Salete TavaresOpraticante.pt /CA Barreira, obteve o 88º Geral – 4ª geral feminina – 2ª escalão – 2:31;48, e 3ª Helena Taube – 2:36;47

A equipa OPraticante.pt esteve representada nos 22 kms para além de Salete Tavares, com Victor Franco – 70º G /38º Sénior – 2:26:51 e 78º G / 7º M50 – Hélio Dias – 2:28:34.

E ouvimos as declarações de Salete Tavares:

Esta prova promoveu os atletas com apontamentos da cidade presépio como ambiente natural: tão depressa se percorreram escadas e ruelas da parte histórica de Alenquer, como minutos depois estávamos a entrar e a correr trilhos das florestas e encostas que rodeiam a vila, gratos pela manhã de sol, que permitiu captar através dos nossos olhos todo o cenário real daquela vila.

Como participante do trail longo em representação de OPraticante.pt / CA Barreira, e correndo pela primeira vez naqueles trilhos, logo fiquei encantada com a beleza da paisagem que circundeia a Vila de Alenquer e os montes vizinhos. Não foi uma prova de fácil trato, pois tinha uma forte dose de técnica, associado a um sobe e desce constante, cordas a ajudar a subida ou descidas mais acentuadas, single trecks de pura diversão, alguma lama à mistura, e como «prémio» na reta final, uma deliciosa e reconfortante descida até à meta.

De parabenizar a organização Toughtrail de Alenquer, o Agrupamento 513 – Escuteiros de Alenquer, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Alenquer, sempre disponíveis.

De ressalvar o convívio à volta do caldo verde, meio caldo verde vá, oferta da organização, que serviu para juntar equipas, atletas, familiares e amigos num espaço aconchegante lembrando a quadra que se avizinha e que dá nome ao evento.

Bela forma de encerrar o ano no que a Trail Run diz respeito.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Vitor Franco
Fotos: Organização / David Lopes

Parceiros