Campeões de Portugal de Luta Livre 2014

Foram distribuídos 11 títulos nacionais no Estilo Livre

Os lutadores masculinos de todo o país subiram ao tapete para disputarem os títulos de campeão nacional individual de Luta Livre.

O campeonato nacional foi realizado pela Federação Portuguesa de Lutas Amadoras no pavilhão Prof. Manuel Ferraz no Parchal no distrito de Faro.

Participaram 6 clubes de norte a sul do país e todos eles conseguiram consagrar alguns dos seus atletas como campeões de Portugal, do norte chegou a Casa do Povo de Martim, do centro-sul estiveram a Casa Pia Atlético Clube, o Clube Musical União e a Junta de Freguesia de Casal de Cambra, do sul estiveram a Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines e o Silves Futebol Clube.

Depois de muitos combates disputados até à final, sagraram-se campeões de portugal do ano 2014 na vertente de Livre, os seguintes atletas:

Nos escalões das jovens promessas dos cadetes masculinos

Nos 50Kg, o Micael Landim da JF Casal de Cambra, conquistou o seu primeiro título.
Nos 58Kg e nos 85Kg, dois atletas da CP de Martim também conquistaram os seus primeiros títulos, foram eles o João Sá e o Ruben Pimenta.
Na categoria mais pesada, os 100Kg o vencedor foi o Jorge Prates da CPSB Messines, que conquistou o seu segundo título consecutivo.

Nos juniores masculinos

Nos 74Kg o João Pina do CM União conquista o seu primeiro título.
Nos 84Kg o “WAS Jovem All Star – PluriAnima de 2012” o atleta da JF Casal de Cambra, Reginaldo Santos, conquistou o seu 4º título consecutivo.

Na elite, os seniores

Nos 65Kg, o internacional João Carvalho da Casa Pia AC conquistou o quarto título.
Nos 74Kg, nada mais, nada menos que o lutador mais consagrado, o Hugo Passos da Casa Pia AC, conquistou o seu 10º Campeonato.
Nos 86Kg, Bruno Prates do Silves FC, conquista o seu sexto título.
Nos 97Kg, Rui Soares do CM União, conquistou o seu 9 título.
Na categoria mais pesada, os 125Kg, o Campeão foi o João Mimoso da Casa Pia AC, que conquista o seu primeiro título. De recordar que este atleta é praticante de várias modalidades de combate como em MMA, em Brasilian Jiu Jitsu, em Boxe e em Krav Maga.

Em termos colectivos nesta vertente, quem arrecadou mais campeões foi a Casa Pia Atlético Clube com 3 Campeões, seguido da Junta de Freguesia de Casal de Cambra, o Clube Musical União, a Casa do Povo de Martim com 2 Campeões cada. Com um ficaram a Casa do Povo de S. Bartolomeu Messines e o Silves Futebol Clube.

Curiosidades no Estilo Livre

Clubes com mais campeões por ano (desde 2011)
2014 – Casa Pia Atlético Clube com 3 Campeões;
2013 – Sport Lisboa e Benfica com 5 Campeões;
2012 – K1 Luso com 4 Campeões;
2011 – Casa do Povo de Martim com 3 Campeões.

Década 10 (total desde 2011)
1º Casa Pia AC com 8 Campeões;
2ºJF Casal de Cambra e CM União com 6 Campeões cada;
3º SL Benfica, CP de Martim e SR Baixa da Serra com 5 Campeões cada.

Lutador com mais campeonatos nacionais de Luta Livre (desde 2011)
1º Reginaldo Santos e Bruno Prates com 4 Campeonatos;
2º Pedro Bastos e João Carvalho com 3 Campeonatos;
3º Marco Oliveira, Tiago Rodrigues, Nélson Gonçalves, Pedro Caldas, Nélson Freitas, Carlos Silva, Hugo Passos e Jorge Prates com 2 Campeonatos

Parceiros

Deixe uma resposta